Águas das Agulhas Negras

Águas das Agulhas Negras assumiu os serviços de saneamento básico do município de Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro, em 1° de janeiro de 2008.

Nesta época, apenas 3% da população tinha o esgoto tratado e o sistema de abastecimento de água contemplava 96% da população.

Resultados

Atualmente, 100% dos resendenses têm acesso a água tratada, e a cobertura de esgoto tratado é de 72%, sendo a cidade que mais trata esgoto de toda a região Sul Fluminense.

Até o momento, sete estações de tratamento de água estão em operação, tratando cerca de 31 milhões de litros de água por dia. O sistema de esgotamento sanitário conta com nove unidades de tratamento de esgoto, responsáveis pelo tratamento de aproximadamente 22 milhões de litros de efluentes por dia. A meta é universalizar o tratamento de esgoto nos próximos anos.

Ao longo dos 30 anos de concessão, a empresa pretende investir mais de R$ 136 milhões na cidade, sendo que R$ 60 milhões já foram empenhados nos primeiros anos. A meta é tratar 90% do esgoto até 2019.

Nos próximos anos Águas das Agulhas Negras construirá novas estações de tratamento de esgoto e fará a ampliação e substituição das redes de água e esgoto.