DIA DA ÁGUA: Águas das Agulhas Negras garante abastecimento para 100% da população

A concessionária Águas das Agulhas Negras, empresa do Grupo Águas do Brasil responsável pelos serviços de saneamento básico de Resende, controla e monitora sete estações de tratamento de água, garantindo o abastecimento para 100% da população urbana do município. Para assegurar a potabilidade da água distribuída, a concessionária Negras investe no controle de análises, manutenção e monitoramento das unidades de tratamento.

De acordo com o superintendente Ivan Cezar Moura, a empresa realiza, diariamente, análises preconizadas na Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde. Os relatórios são enviados todos os meses para o VIGIÁGUA (Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano).

“O laboratório de controle de qualidade da concessionária é credenciado pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente), isso atesta a credibilidade das ações realizadas em Resende”, afirmou Moura.

Ivan destaca que o consumo de água por fontes alternativas não tem sua qualidade comprovada.

“Utilizar água de poço ou mina é uma opção apenas para locais onde não há rede de abastecimento disponível, que não é o caso da cidade de Resende”, alertou, ressaltando que a cidade possui mais de 480 mil metros de rede água.

Doenças como diarreia, hepatite A, cólera, salmonelose e febre tifóide são exemplos de algumas enfermidades transmitidas por água de fonte contaminada.

“O consumo de água tratada reduz as filas em hospitais eliminando a transmissão de doenças por veiculação hídrica. Os investimentos em saneamento básico proporcionam saúde e qualidade de vida para a população”, concluiu o superintendente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *