31 de agosto de 2016

Águas de Araçoiaba adquiriu, após três meses de testes, um decanter centrífugo para a Estação de Tratamento de Águas (ETA) Jundiaquara. O decanter é utilizado para retirar a água do lodo, que sai do processo com um teor médio de sólidos em torno de 35%.

“O equipamento é totalmente eficaz em comparação ao processo anterior, em que a separação de sólidos era efetuada através de leitos de secagem”, afirmou o coordenador de operações da concessionária, Isaque Rodrigues.

Antes, com os leitos de secagem, o tempo de detenção do lodo no sistema era maior, pois dependia de vários fatores, como condições climáticas, condição e altura da manta de lodo.

“Esses fatores prejudicavam a desidratação, pois os nossos leitos ficavam saturados e tínhamos que manter o lodo na estação por mais tempo”, enfatizou o supervisor de operações, Moisés da Silva.

O decanter centrífugo possui um sistema contínuo, com o lodo sendo eliminado por meio de descargas curtas várias vezes ao dia, durante 24 horas. De acordo com Moisés, isso evita o acúmulo de lodo no decantador e, consequentemente, que esse lodo seja levado para os filtros.

“Melhoramos ainda mais nossa qualidade e produtividade, o que significa mais água para a população”, concluiu o supervisor.