14 de junho de 2017

TV IndoorEntraram em operação, no dia 29 de maio, os cinco aeradores instalados por Águas de Araçoiaba na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vacariú. Os aeradores são equipamentos que ampliam a capacidade de degradação da carga orgânica.

Com isso, segundo o coordenador de Operações da concessionária, Isaque Rodrigues, o sistema ganhará ainda mais eficiência. Foram instalados cinco aeradores, sendo três para a produção de bolhas grossas e dois para a produção de bolhas finas.

“As bolhas criam oxigênio para a sobrevivência do processo biológico da lagoa facultativa, que tem a função de remover a matéria orgânica remanescente da lagoa anaeróbia”, explicou o coordenador.

A ETE Vacariú, que trata em média 30 litros de esgoto por segundo, é composta pelo sistema australiano de tratamento, com caixa de areia e gradeamento mecanizado, de onde o esgoto segue para a lagoa anaeróbia e depois para a facultativa, completando o tratamento do efluente.

“A proposta é melhorar ainda mais a eficiência da ETE com a instalação dos aeradores, para que possamos agregar mais ligações em nosso sistema, mantendo a qualidade do tratamento”, finalizou Isaque.