30 de agosto de 2017

IMG_4343

Águas de Araçoiaba implantou, no início de agosto, o Centro de Controle Operacional (CCO) numa sala específica para o videomonitoramento de suas unidades de captação de água, reservatórios e poços. O prefeito de Araçoiaba da Serra, Dirlei Salas Ortega, esteve na sede da concessionária no dia 24 de agosto e conheceu o novo modelo de monitoramento do abastecimento de água da cidade.

O assistente técnico de Operações da concessionária, Wilson Rodrigues, explica que antes não havia uma sala com estrutura para monitorar e controlar todo o sistema de abastecimento.

“Era apenas uma tela, que ficava próxima ao programador de serviço operacional, e o monitoramento não era 24 horas”, lembra Wilson.

IMG_20170824_140050116

Foram incluídos os reservatórios Araçoiabinha e Altos dos Pinheirais, além dos Poços Flora e Retiro, totalizando 12 pontos integrados ao sistema, que passou a ter monitoramento ininterrupto. Os próximos a serem incluídos são os reservatórios São Conrado e Monte Bianco.

“Agora temos o controle do abastecimento em tempo real e podemos nos antecipar a qualquer eventualidade durante as 24 horas do dia. As bombas foram automatizadas e podem ser ligadas e desligadas remotamente, de acordo com o nível que os reservatórios atingirem”, afirmou o gerente-geral Rodrigo Macool.

O CCO também passou a abrigar o monitoramento das câmeras de segurança instaladas na captação, na ETA Jundiaquara, na ETE Vacariú e o almoxarifado.