3 de janeiro de 2018

ETE baixa resoluçãoÁguas de Araçoiaba completou, em dezembro, oito anos de operações em Araçoiaba da Serra, com muitas ampliações e melhorias no saneamento básico da cidade. As obras, realizadas desde dezembro de 2009, quando a empresa iniciou as atividades, totalizam mais de R$ 20 milhões. Os investimentos garantiram a eficiência e a regularidade no abastecimento de água e esgotamento sanitário do município.

Entre as principais obras desenvolvidas ao longo desses oito anos no sistema de água estão a reestruturação geral da captação de água do Rio Pirapora, com implantação de sistema de back-up e duas bombas de sucção e recalque; a reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Jundiaquara, com capacidade de produção passando de 75 litros/segundo para 110 l/s; implantação de novos reservatórios e melhorias dos já existentes, com armazenamento de água ampliado de 2,5 milhões para 5,2 milhões de litros; implantação de novos poços, para levar água tratada aos bairros mais distantes, como Altos do Cercado e Retiro, além de revitalização dos já existentes. Outros destaques foram a implantação de laboratório dotado de modernos equipamentos, que permitem um perfeito monitoramento da qualidade da água distribuída à população; implantação do Centro de Controle Operacional (CCO), com videomonitoramento das unidades de captação de água, e reservatórios e poços, com comando remoto das bombas.

No sistema de esgoto, Águas de Araçoiaba recuperou e revitalizou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vacariú, que hoje trata 100% do esgoto coletado no município; instalou aeradores na ETE Vacariú, ampliando a capacidade de degradação da carga orgânica e proporcionando mais eficiência ao sistema; substituiu 2.600 metros do coletor tronco Vacariú, para inclusão de novos bairros da bacia Vacariú e atender demanda futura; e implantou o coletor tronco Jardim Salete, para coletar o esgoto de mais 1.100 residências do bairro.

Além dos cerca de 350 mil serviços executados nesse período, Águas de Araçoiaba ampliou significativamente as redes e adutoras de água e redes coletoras de esgoto e implantou uma loja de atendimento no centro da cidade, oferecendo mais conforto para os clientes.

“O principal objetivo da empresa é levar água de qualidade aos clientes e atender não somente agora, mas garantir o abastecimento a longo prazo, preparando Araçoiaba da Serra para o futuro”, declarou o afirmou o gerente-geral da concessionária, Rodrigo Macool.