Em 2012, Águas do Imperador realizou importantes obras de ampliação do sistema de esgoto em Petrópolis: em abril, foi inaugurada a ETE Posse, que trata 900 mil litros de esgoto por dia, beneficiando 7,5 mil moradores da Posse; em julho, a ETE Piabanha – uma estação diferenciada, com projeto bioarquitetônico, soluções sustentáveis e alta tecnologia – que trata 11 milhões de litros de esgotos por dia, gerando benefícios para 30 mil moradores da Mosela e do Bingen; e o Biodigestor de Córrego Grande, na Posse, o primeiro totalmente projetado e desenvolvido pela concessionária, que vai tratar o esgoto das residências do conjunto habitacional que está sendo construído no Córrego Grande, bem como de outros moradores da Estrada Silveira da Motta, num total de 1500 pessoas. Com essas novas unidades, o percentual de esgotos urbanos tratados em Petrópolis passou de 64% para 77%, um dos maiores índices do Brasil.

Além disso, foram implantados e substituídos 16,5 km de redes de abastecimento de água e 8 Km de redes coletoras de esgotos.

Também foi inaugurada a nova loja comercial de Águas do Imperador, um espaço amplo, moderno e de excelente localização, para melhor receber os clientes. A sede da empresa foi reformada e ampliada, proporcionando aos funcionários uma área de trabalho confortável e moderna, que ainda inclui um auditório para 50 pessoas, onde são realizados treinamentos e reuniões.

A concessionária, que pertence ao Comitê de Ações Emergenciais de Petrópolis, ainda instalou 10 estações meteorológicas em diversas ETAs, ETEs e Barragens, permitindo a cobertura de todo o município.  Os dados são monitorados pelo CCO – Centro de Controle Operacional – e compartilhados com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, que emitem alerta sempre que aumenta significativamente o índice pluviométrico em alguma região.

  • Foto: telhado-ecologico-ete-piabanha – legenda: a ETE Piabanha apresenta soluções sustentáveis, como o telhado ecológico.
  • Foto: ete-posse -  legenda: A ETE Posse trata o esgoto de 7,5 mil moradores do 5º distrito de Petrópolis
  • Foto: nova-loja-comercial – legenda: Nova loja de atendimento proporciona mais conforto e comodidade aos clientes