13 de outubro de 2017

WhatsApp Image 2017-10-11 at 17.42.08 (1)A prefeitura de Niterói inaugurou, no dia 6 de outubro, as obras de revitalização do Parque das Águas Eduardo Travassos, localizado no alto do Morro da Detenção, no Centro da cidade. A iniciativa contou com a presença do prefeito Rodrigo Neves, secretários, políticos e representantes da Águas de Niterói e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Idealizado pelo engenheiro e ex-vice-prefeito de Niterói Eduardo Travassos, o parque foi criado em 2006 pela concessionária Águas de Niterói. Considerado Área de Preservação Permanente pela diversidade de sua fauna e flora, o local também abriga o primeiro e maior reservatório de água da cidade, que foi construído em 1880 e é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

“O reservatório tem capacidade para 9 milhões de litros de água, além de contar com outro, inaugurado em 2010, com capacidade para 3 milhões de litros de água. Juntos são responsáveis pelo abastecimento da Zona Sul e Centro”, ressaltou o superintendente da Águas de Niterói, Nelson Gomes, enfatizando que o espaço é mais uma oportunidade de lazer e contato com o meio ambiente para os niteroienses.

WhatsApp Image 2017-10-11 at 17.42.10Com um investimento de R$ 7,8 milhões, o espaço ganhou um elevador panorâmico e uma área de 32 mil metros quadrados com mesas e banquinhos, parquinho infantil, academia de ginástica para a terceira idade, auditório e jardim sensorial. Inicialmente, o parque vai funcionar de terça-feira a domingo, das 8h às 20h.

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, o parque é um espaço verde dos mais agradáveis da cidade.

“Quando recuperamos espaços públicos e devolvemos ao cidadão, isso significa desenvolver a economia local, melhorar a saúde das pessoas, oferecendo a elas uma área de convivência para estar com suas famílias. No Parque das Águas, podemos fazer um piquenique, falar com os filhos de como começou a cidade, a importância de conservar os recursos hídricos, os remanescentes da Mata Atlântica”, concluiu o prefeito.

WhatsApp Image 2017-10-11 at 17.42.07Durante o evento, os convidados também assistiram a apresentação musical dos alunos do Projeto More. O projeto faz parte de uma organização não governamental e sem fins lucrativos, instituída em 2006, que atende mais de 500 crianças e adolescentes de comunidades carentes na cidade de Niterói (Rio de Janeiro).