26 de setembro de 2017

IMG_20170920_191121958Águas de Nova Friburgo participou, de 18 a 23 setembro, da 13ª Semana de Responsabilidade Social do Ensino Superior, organizada por alunos e professores, na Universidade Cândido Mendes (UCAM). Na ocasião, a concessionária distribuiu   mudas de plantas nativas da região, produzidas no Viveiro-Escola Águas de Nova Friburgo, além de cartilhas de saneamento e brindes variados.

Durante o evento, foram realizadas arrecadação de alimentos não perecíveis e de materiais de higiene pessoal para a Casa dos Pobres; arrecadação de alimentos para animais carentes; palestra sobre prevenção do câncer de mama (representantes da Associação da Mulher Mastectomizada-AMMA); palestra sobre reciclagem de lixo, com representantes da EBMA; campanha “Universitário Sangue Bom” para estimular doações no Hemocentro do Hospital Raul Sertã; além de brincadeiras.

A representante da ONG Florestar, Izabela Teixeira, responsável pelo monitoramento das mudas produzidas no Viveiro-Escola, elogiou o interesse dos alunos pelo projeto de concessionária:

“A preservação do meio ambiente está inserida em questões de responsabilidade social. Nós, da ONG Florestar, temos orgulho dessa parceria com a Águas de Nova Friburgo para produção de mudas nativas”, ressaltou Izabela.

Saiba mais sobre o Viveiro-Escola

responsabilidade social foto 1O Viveiro-Escola Águas de Nova Friburgo foi implantado em 2014, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Conselheiro Paulino. A estufa de mudas nativas da Mata Atlântica é monitorada pela Ong Florestar e Cia, e tem uma amostragem de 700 a 1000 unidades endêmicas da região, além do berçário de sementes. As mudas nativas são usadas, principalmente, para recuperação das margens dos rios e/ou áreas degradadas na cidade. O viveiro produz também mudas de flores para jardins, doadas para as escolas públicas, canteiros e praças da cidade. A irrigação das mudas é feita por gotejamento e com aproveitamento do esgoto tratado pela ETE. Ao longo do ano são realizadas atividades como o transplante de mudas, coletagem de sementes, reutilização de embalagens de leite e garrafas PET para a produção de mudas, produção de compostagem semi-seca, minhocário, adubo orgânico e natural.