3 de agosto de 2017

IMG_5330A concessionária Águas de Pará de Minas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pará de Minas e a Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto (ARSAP), iniciou, em julho, o processo de revitalização e desassoreamento do Ribeirão Paciência, num trecho de 50 metros próximo à Escola de Artes e Ofícios Sica, na rua Doutor Higino. O objetivo dessa ação é melhorar o fluxo da água e impedir a proliferação de mosquitos.

Segundo o gerente de Operações da concessionária Águas de Pará de Minas, Thiago Santana, o descarte de resíduos industriais no manancial e a pouca vazão de água neste período de estiagem são os principais fatores responsáveis pela formação de poças d’água que contribuem para a proliferação de mosquitos e para o mau cheiro no ribeirão.

“Com o desassoreamento do Ribeirão Paciência, o curso d’água será normalizado. A proliferação de mosquitos vai reduzir bastante, mas é importante ressaltar que essa é apenas uma parte da solução”, explica.

Parte da arrecadação da Águas de Pará de Minas é destinada a iniciativas e projetos que visam a revitalização dos mananciais.

IMG_5297“Águas de Pará de Minas está disposta a somar. A concessionária se coloca como parceira de todos os projetos que envolvam o meio ambiente, que tragam benefícios para a população e para os mananciais que abastecem a cidade”, garante Thiago.

Além do desassoreamento, as obras incluem a contenção do barranco à margem esquerda do ribeirão. Desta forma, será realizada a construção de um muro de gabião (composto por grande estrutura de pedra) para evitar o desmoronamento da ribanceira quando o período de chuva chegar.