3 de outubro de 2017

IMG_5412A concessionária Águas de Pará de Minas segue realizando importantes investimentos na cidade. Dessa vez, a empresa acaba de colocar em operação as três subestações de energia elétrica que alimentarão as três estações de bombeamento do Sistema de Abastecimento do Paraopeba: a captação no distrito de Córrego do Barro, o booster Trindade e o booster dos Costas. Isso só foi possível porque a concessionária construiu a rede elétrica em todo o trecho por onde passa a adutora, que tem 28 quilômetros de extensão, com o objetivo de aumentar a segurança operacional do seu sistema. As obras tiveram início em abril e foram concluídas em setembro de 2017.

Segundo Danilo Brito, coordenador de engenharia da Águas de Pará de Minas, as unidades operavam exclusivamente por meio de geradores que, apesar de terem sido dimensionados para trabalhar 24 horas por dia, exigiam um regime de operação complexo.

IMG_5454”A partir de agora, as unidades estão operando com a utilização de energia elétrica. Cada subestação de energia conta com dois transformadores, um exclusivo para as bombas e outro para equipamentos internos e iluminação”, explica o engenheiro.

Diante do sucesso das instalações, Danilo garante que a infraestrutura já está pronta para receber a terceira bomba que fará parte, no futuro, do Sistema de Abastecimento do Paraopeba.

“Temos três unidades energizadas com transformadores prevendo a terceira bomba. Quando necessário, podemos utilizar o Sistema do Rio Paraopeba de forma plena e segura, podendo captar cerca de 300 litros por segundo do Rio Paraopeba”, conclui.

Dessa forma, a Águas de Pará de Minas garante o abastecimento de água para toda a cidade, mesmo nos momentos de crise hídrica que afetam todo o país.