6 de outubro de 2017

 

01Para comemorar o 18º aniversário de assunção dos serviços de saneamento em Campos dos Goytacazes, a concessionária Águas do Paraíba iniciou as obras da oitava estação de tratamento de esgoto do município, a ETE Lagoa do Vigário, que vai coletar e tratar todo o efluente da margem esquerda do rio Paraíba do Sul. Na primeira fase, a estação vai tratar 90 litros de esgoto por segundo, já no próximo ano, aumentando para mais de 90% o serviço de coleta e tratamento do esgoto da população urbana da cidade.

O lançamento das primeiras estacas das fundações da ETE Lagoa do Vigário foi feito com a participação do prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz; do secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cledson Sampaio Bitencour, e do secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto Almeida Filho.

11O superintendente de Águas do Paraíba, Juscélio Azevedo, destacou que o início das obras da ETE Lagoa do Vigário é um marco porque consolida a universalização do saneamento no município mais populoso do norte fluminense, com meio milhão de habitantes.

Com seis estações de tratamento de esgoto em funcionamento – a sétima, a ETE Esplanada, será inaugurada em dezembro deste ano –, Campos dos Goytacazes já é considerado o segundo melhor município em saneamento (água e esgoto) do Rio de Janeiro, de acordo com o Ranking do Instituto Trata Brasil.

A ETE Lagoa do Vigário está sendo implantada em área de 5 mil metros quadrados, ao lado da ETE Guarus (Parque Vicente Dias). Com sistema Brioproj, a nova planta de processamento tem a capacidade total (nos três módulos) de tratar 270 litros de esgotos por segundo, ampliando o serviço de coleta e tratamento de esgoto para mais de 100 mil pessoas, em Guarus, na margem esquerda do rio Paraíba do Sul.

03De nível secundário, atendendo a legislação ambiental e cumprindo as exigências do INEA (Instituto Estadual de Ambiente), a ETE Lagoa do Vigário terá pré-tratamento, retirando areia, óleos, graxos, sólidos grosseiros e, também, o tratamento aeróbio e anaeróbio de todo o liquido resultante, devolvendo-o ao rio Paraíba do Sul sem contaminantes ou sendo utilizado como água de reúso.

O prefeito Rafael Diniz salientou que a ETE Lagoa do Vigário representa o cumprimento da meta de universalização do saneamento do município em seu governo, iniciado em janeiro deste ano, cumprindo o compromisso que assumiu com a população durante a sua campanha eleitoral.