Responsabilidade ambiental

Educação Ambiental

O Programa de Educação Ambiental do Grupo Águas do Brasil – Olhar Ambiental – é um programa que possibilita o planejamento e o gerenciamento das ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelo Grupo. Em parceria com os diversos setores da sociedade, a iniciativa visa promover e apoiar ações de educação ambiental, como: transmissão de conhecimentos sobre os processos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário; difusão de práticas de conservação do meio ambiente, sobretudo através do uso consciente da água; gestão de resíduos e universalização do saneamento básico.

Anualmente, são estabelecidas metas para serem atingidas pelas concessionárias, com o objetivo de sensibilizar o maior números de pessoas possíveis. O escopo do Programa abrange vários tipos de atividades voltadas tanto a colaboradores da empresa quanto a estudantes de instituições de ensino (escolas e academia), clientes, comunidades e fornecedores.

De acordo com cada público, as ações também contam com um material de apoio e atividades, como: cartilhas, jogos didáticos, brindes e folders informativos.

Confira abaixo as atividades relacionadas ao Programa Olhar Ambiental:

As concessionárias do Grupo desenvolvem visitas orientadas para alunos de redes públicas e privadas de ensino. As visitas são realizadas e acompanhadas por um Facilitador do Programa ou por colaboradores da unidade operacional, que ensinam aos visitantes os processos de tratamento de água e de esgoto, o uso consciente da água e a preservação do meio ambiente.  A iniciativa também é promovida para os colaboradores da empresa.

Durante o ano, algumas concessionárias desenvolvem concursos que promovem a cultura da sustentabilidade junto à sociedade local. O concurso Amigo da Água é um projeto de conscientização ambiental, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo para alunos da rede pública do município. Além disso, são realizados diversos concursos junto ao público interno, estimulando a criação e a participação em temas ligados às questões socioambientais, culturais, saúde e segurança.

Em datas comemorativas como o Dia Mundial da Água (22/03) e o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/06), as concessionárias do Grupo desenvolvem práticas de Educação Ambiental para a população e colaboradores da empresa. Palestras, exposições, oficinas e workshops são realizados em parcerias com o poder público, terceiro setor, instituições de ensino, dentre outros membros da sociedade.

As concessionárias promovem em escolas, institutos, comunidades, entre outros locais, palestras, apresentações de vídeos e jogos interativos, além de distribuírem materiais educativos sobre o tratamento da água e do esgoto e a necessidade de preservação do meio ambiente.

Em 2017, o Programa Olhar Ambiental foi premiado no 2º Prêmio de Sustentabilidade do Sindcon (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), obtendo a primeira colocação na categoria institucional. O prêmio reconhece os melhores projetos e iniciativas promovidas pelas concessionárias privadas de saneamento, que privilegiam ou buscam promover práticas sustentáveis.