Com estande interativo, empresa reforça compromisso com a responsabilidade socioambiental por meio de projetos de aprendizagem e ações sustentáveis

 

A concessionária Águas das Agulhas Negras marcou presença na Feira do Livro de Resende, realizada de 5 a 8 de junho, no Parque de Exposições de Resende, levando informações sobre saneamento e experiências práticas de educação ambiental e sustentabilidade ao público. Em um estande interativo, a empresa apresentou seus principais projetos socioambientais e ofereceu oficinas e atividades educativas voltadas aos visitantes.
Durante o evento, o público pôde conhecer de perto o funcionamento do processo de tratamento de água em uma estação, através de uma demonstração prática e didática com o jartest – equipamento que controla a dosagem de produtos químicos utilizados no tratamento da água. A atividade despertou o interesse de estudantes e educadores, que compreenderam as etapas que garantem água potável nas torneiras dos resendenses.
O estande deu destaque a três iniciativas de responsabilidade social da concessionária: os programas “Olhar Ambiental Educação”, “Olhar Ambiental Trata Óleo” e o projeto AGUAR.
Criado em 2014, o Olhar Ambiental Educação já impactou mais de 36 mil pessoas, ao promover ações de conscientização ambiental em escolas, comunidades e eventos públicos. O Olhar Ambiental Trata Óleo, por sua vez, incentiva a destinação correta do óleo de cozinha usado e já encaminhou mais de 160 mil litros para reciclagem, evitando a contaminação de corpos hídricos e danos ao sistema de esgotamento sanitário.
O Projeto AGUAR, que incentiva a agricultura urbana e a segurança alimentar por meio da criação de hortas escolares, foi apresentado ao público em uma oficina prática. Alunos aprenderam a montar hortas sustentáveis utilizando garrafas PET, aliando educação ambiental e reaproveitamento de materiais. Desde sua criação, o projeto já atendeu duas escolas municipais, impactando mais de 2.400 alunos.
Outro destaque do estande foi a distribuição gratuita de mudas nativas da Mata Atlântica, estimulando a valorização da biodiversidade local e o plantio consciente. A empresa também disponibilizou pontos de hidratação, oferecendo água potável em copos biodegradáveis ao público.
“Mais de 10 mil pessoas passaram pelo nosso stand durante os quatro dias de evento. Observamos um público muito ativo, interessado e participante das atividades. Dentre as ações, possibilitamos uma experiência imersiva aos visitantes com os óculos de realidade virtual para a visita técnica nas Estações de Tratamento de Água e Esgoto, tornando a experiência ainda mais imersiva e divertida. Ver a reação das pessoas ao interagir com essa tecnologia foi sensacional”, contou o analista de meio ambiente da concessionária, Thiago Guedes.
Além da programação no estande, a empresa também participou do palco cultural da Feira, com a apresentação da música “A Jornada da Água”, escrita por Thiago Guedes, e com o lançamento do vídeo “Uma Expedição Diferente: o esgoto que sai da casa da gente”, ferramenta audiovisual que será integrada ao material educativo do Programa Olhar Ambiental Educação, apresentando como é realizado o tratamento do esgoto.
A canção e o vídeo foram desenvolvidos especialmente para abordar, de forma lúdica e educativa, a importância da preservação da água e o papel do saneamento na qualidade de vida das pessoas. A performance encantou o público, especialmente crianças e educadores presentes, reforçando o engajamento da empresa com a sensibilização ambiental por meio da arte.