Águas das Agulhas Negras faz ação preventiva para evitar vazamentos de água

A concessionária Águas das Agulhas Negras continua realizando as pesquisas de vazamento noturno para diminuir as ocorrências de rompimento das redes de água. Esse trabalho acontece desde 2010 e, nesse período, mais de 2.100 sondagens de redes foram realizadas. A empresa também criou um comitê multidisciplinar para estudar as perdas físicas na cidade.

“Os vazamentos ocultos demoram a ficar visíveis e, normalmente, quando aparecem, já se perdeu muita água.  Com a ação preventiva, nos antecipamos ao problema, sem trazer prejuízos ao consumidor”, contou o superintendente da empresa, Ivan Cezar Moura.

Ao menos uma vez por semana, a concessionária percorre bairros da cidade com uma equipe capacitada para identificar os possíveis vazamentos com precisão, usando o geofone, equipamento específico para pesquisas noturnas, e a haste de escuta eletrônica, instrumento capaz de localizar vazamentos em cavaletes, ramais de água e ligações clandestinas.

“Os equipamentos utilizados são altamente sensíveis à ruídos. Durante o dia, o resultado não seria eficiente, já que a movimentação de pessoas e veículos é mais intensa”, explicou Moura.

A eficiência do trabalho pode ser percebida pelos munícipes, que recebem diariamente um abastecimento contínuo e de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *