Laboratório de Águas das Agulhas Negras recebe classificação excelente em avaliação

O laboratório de controle de qualidade da concessionária Águas das Agulhas Negras recebeu classificação excelente nas análises de DBO (Demanda bioquímica de oxigênio), DQO (Demanda química de oxigênio) e SST (Sólidos suspensos totais), que avaliam a quantidade de carga orgânica presente no lançamento de esgoto após o tratamento. A avaliação foi feita pela instituição PROAGUA, no Programa Interlaboratorial Proágua Ambiental (PIPA), em sua 117ª rodada, que conta com mais de 500 laboratórios cadastrados distribuídos em todo território nacional.

Os parâmetros verificados demonstram que Águas das Agulhas Negras está em consenso com os mais importantes laboratórios do Brasil.

“O programa tem como objetivo fazer a comparação de resultados entre participantes, tendo como base a média de consenso entre os mesmos. Os testes podem ser classificados como excelente, bom, aceitável, questionável ou insatisfatório”, explicou o superintendente da concessionária, Ivan Cezar Moura.

Periodicamente, a concessionária participa de programas interlaboratoriais como forma de manutenção e avaliação da qualidade dos procedimentos de análises.

O laboratório da Águas das Agulhas Negras é credenciado pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) desde 2014. Os parâmetros verificados pelo PROAGUA são de grande importância para as avaliações do órgão ambiental.

“Águas das Agulhas Negras se mantem trabalhando em busca de qualidade e confiabilidade dos resultados analíticos utilizando padrões, controles estatísticos, treinamentos e outras ações. O credenciamento junto ao INEA reforça o compromisso da empresa em realizar análises e fornecer dados exatos e de credibilidade”, reforçou Moura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *