Programa Olhar Ambiental atende alunos da rede pública de Resende

A concessionária Águas das Agulhas Negras recebeu, na manhã do dia 9 de agosto, 20 alunos da Escola Municipal Governador Roberto Silveira, nas Estações de Tratamento de Água e Esgoto Alegria, localizadas no bairro Itapuca. A atividade aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através do Programa Olhar Ambiental, que é o programa de educação ambiental do Grupo Águas do Brasil.

À beira do Rio Paraíba do Sul e cercados por área verde, os estudantes foram conscientizados sobre a preservação dos mananciais.

“A primeira etapa do tratamento é a captação da água. Ao falar desse processo abordamos os efeitos da poluição e o quanto a falta da preservação ambiental prejudica a qualidade dos nossos rios, tornando as etapas do tratamento ainda mais criteriosas”, contou a facilitadora do Programa, Priscila Berbert.

Na sequência, os estudantes conheceram todos os processos para tornar a água do rio própria para o consumo humano.

“O programa Olhar Ambiental leva conscientização e proporciona um olhar diferenciado em algumas práticas do nosso cotidiano. Quem passa pelas atividades do programa aprende a abrir a torneira com outra perspectiva, pois começa a reconhecer a água como algo essencial para a saúde e a sua própria vida”, esclareceu Priscila.

Em março desse ano, Águas das Agulhas Negras firmou uma parceria com a coordenação de educação ambiental das escolas da rede pública do município, reservando uma data semanal para a realização do Programa, com as instituições atendidas pela Secretaria Municipal de Educação.

“Essa parceria permite o aumento de participantes envolvidos no Programa Olhar Ambiental. Nosso objetivo é mostrar que o trabalho desenvolvido pela empresa no município tem gerado resultados expressivos, com ganhos na saúde e qualidade de vida a todos os habitantes”, explicou o superintendente Ivan Cezar Moura.

As atividades oferecidas pela Águas das Agulhas Negras contemplam visitas guiadas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto, oficinas de educação ambiental monitoradas nas escolas e exposições e eventos organizados pela empresa ou através de parcerias com o poder público e privado do município.

O agendamento pode ser feito pelo telefone (24) 3383-4230, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h, ou no site www.aguasdasagulhasnegras.com.br .

As temáticas abordam os principais conceitos de sustentabilidade, saneamento ambiental, gestão de resíduos, a importância da água tratada, além da operação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *