Águas de Araçoiaba apresenta evolução do saneamento básico do município ao Comdema

Águas de Araçoiaba apresentou aos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de Araçoiaba da Serra a evolução do sistema de saneamento básico do município, a partir da concessão do serviço, em dezembro de 2009. A apresentação dos resultados, feita pelo gerente-geral Rodrigo Macool, aconteceu no último mês, na sede da concessionária.

Um dos números mais significaivos apontados por Macool foi em relação ao esgoto. Em 2009, quando a concessionária assumiu os serviços, apenas 22% do esgoto gerado no município eram coletados, com 0% de tratamento. Hoje, 45% são coletados e integralmente tratados. Isso foi possível com a reativação e ampliação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Vacariú.

O gerente-geral de Águas de Araçoiaba também falou sobre os R$ 20 milhões investidos nesses oito anos de concessão, que possibilitaram a ampliação das redes de distribuição de água e de coleta de esgoto, entre outras melhorias.

O Comdema, consultivo e deliberativo, é constituído por representantes de associações amigos de bairros, instituições de ensino, associação comercial local, ONGs ambientais, Rotary Club, Floresta Nacional de Ipanema (Flona), fazenda do zoológico de São Paulo, sindicato rural, escoteiros, defesa civil e secretarias municipais. Rodrigo Macool faz parte do conselho como titular e tem como suplente a técnica em sustentabilidade Jéssica Cristina Lopes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *