Governança e Gestão

 

Seguindo as melhores práticas de governança corporativa e buscando sempre a melhoria contínua de todo o processo de gestão, o Grupo Águas do Brasil norteia sua atuação com o objetivo de cumprir sua missão, visão e valores. Esses são os direcionadores estratégicos que impulsionam a organização para o desenvolvimento sustentável do negócio.

 

Ancorados na responsabilidade de prestar serviços de abastecimento de água tratada e coleta e tratamento de esgoto, prezamos por um atendimento de qualidade aos nossos clientes, pela valorização do nosso quadro de colaboradores, pela realização de parcerias com fornecedores, associações e instituições, inclusive de ensino, para o desenvolvimento da cadeia de valor, além de atender ao interesse dos acionistas. Para a nossa organização, ter um processo sólido de governança somado às boas práticas ambientais, que visam, entre outros fins, a proteção dos nossos mananciais, o combate à escassez de água e a eficiência energética, em conjunto com todas as ações de cunho social, geram valor para toda a sociedade.

 

Por esse motivo, temos pautado a gestão do nosso negócio com vistas à ampliação dos impactos positivos, econômicos, sociais e ambientais crescendo de maneira sustentável e contribuindo com a saúde e qualidade de vida da população.

 

Nossa conduta corporativa leva em consideração o respeito aos direitos humanos e trabalhistas, a satisfação dos nossos clientes e o relacionamento com as comunidades onde estamos inseridos. Isso está fortemente embasado na cultura do Grupo Águas do Brasil, que reforça internamente os valores da organização.

 

O modelo de governança corporativa e gestão do Grupo Águas do Brasil está em constante evolução com destaque para o fortalecimento da atuação matricial, que promove a otimização de recursos e garante especialidade técnica e excelência operacional e a gestão estratégica das concessionárias que se beneficiam da aplicação das melhoras práticas de mercado. A gestão de Compliance também esta se adaptando as diversas demandas dos stakeholders e dos regramentos e leis.

 

Clique aqui para ampliar a imagem.

COMITÊ DE COMPLIANCE – Responsável por assegurar a aplicação da legislação vigente e diretrizes internas, através de orientações, recomendações, instruções e ações a serem adotadas para tornar eficaz o Programa de Compliance, incluindo a aplicação do código de conduta ética e suas políticas. Está subordinado ao Conselho de Administração.

 

COMITÊ JURÍDICO – Instituído em 2019 pelo Conselho de Administração, visa o acompanhamento dos processos fiscais e jurídicos da organização junto ao conselho de acionistas.

 

COMITÊ DE ORÇAMENTO – Instituído pelo Conselho de Administração, visa o acompanhamento de sua elaboração e de sua consecução ao longo do tempo, reportando seus resultados ao Conselho.

 

COMITÊ DE RH – Subordinado ao Conselho de Administração, é responsável pelas definições estratégicas e monitoramento das ações relacionadas ao capital humano.

 

COMITÊ DE CRISES – Subordinado à Diretoria Estatutária, este Comitê permanente atua e é composto de acordo com a definição e classificação de uma crise (ex.: pandemia Covid-19).

O Programa de Compliance do Grupo Águas do Brasil, o Conexão Ética, evoluiu para um Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno, fazendo com que seus mecanismos de integridade estejam em conformidade com as leis e com os requisitos e recomendações desenvolvidos pela Organização Internacional de Normalização – ISO.

 

Em 2020, atestamos novamente a qualidade e eficiência do sistema de gestão de Compliance e as melhorias realizadas, que mantiveram os reconhecimentos recebidos em 2019, a partir da certificação na norma ABNT NBR ISO 37001:2017, e atestação na norma ISO 19600:2014.

 

Adotamos o que há de mais avançado em mecanismos de integridade e conquistamos uma importante posição em um seleto time de empresas brasileiras que adotam um padrão internacional de melhores práticas de Compliance e Antissuborno.

 

Clique aqui e conheça mais sobre o Conexão Ética.

Os Programas de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Grupo Águas do Brasil têm como base os modelos de gestão referenciados internacionalmente, nas normas ISO por especialidade (Qualidade – 9001-2015, Saúde e Segurança – 45001-2018 e Meio Ambiente – 14001-2015), e o Modelo Nacional de Excelência de Gestão para Saneamento Ambiental (MEGSA), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

 

O Grupo reafirmou sua posição de destaque em relação à expansão do setor, especialmente em processos de concessões privadas, ao alcançar, em 2018 e 2019, a nota AAA(bra) concedida pela Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco do mundo.

 

A classificação reflete a credibilidade e solidez da nossa organização na gestão financeira do negócio e no controle dos riscos operacionais e regulatórios.