Águas de Jahu


A concessionária Águas de Jahu assumiu, no dia 13 de abril de 2015, os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de Jaú, no estado de São Paulo. O sistema de tratamento do esgoto sanitário do município já vinha sendo operado pelo Grupo Águas do Brasil, por meio da Saneamento de Jaú (Sanej), desde janeiro de 2009. Durante o período de concessão, Águas de Jahu investirá R$ 165 milhões na melhoria dos sistemas de água, na ampliação do índice de tratamento de esgoto e na redução de perdas de água.


Resultados

Águas de Jahu opera a Estação de Tratamento de Água (ETA) existente no município, que trata, aproximadamente, 19 milhões de litros por dia, o que equivale a uma média de 220 litros por segundo. A capacidade produtiva também se estende a 15 poços, sendo quatro do aquífero Guarani, com profundidade de até 600 metros. Os poços representam uma produção de aproximadamente 17 milhões de litros por dia, montante que equivale uma média de 200 litros por segundo. O local também recebe manutenções para melhoria dos serviços.

Já o tratamento de esgoto é realizado pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sanej, também pertencente ao Grupo Águas do Brasil. Na estação, são tratados aproximadamente 29 milhões de litros por dia, que equivalem a 340 litros por segundo. A meta é universalizar o tratamento de esgoto até o fim do ano de 2019.