Código de conduta

A conduta ética de uma empresa é o reflexo da conduta individual de seus colaboradores. Estes devem contribuir para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável, através de relações humanas harmoniosas, baseadas na ética, respeito e ordem.

Agir de forma ética é responsabilidade de todos os colaboradores do Grupo Águas do Brasil. Enquanto colaboradores do Grupo, devemos seguir o estabelecido na legislação em vigor, neste Código e nas demais normas e políticas internas que se aplicam a nossas atividades, tais como o Manual de Normas e Procedimentos. Nós devemos nos relacionar com os demais colaboradores, com os fornecedores, com nossos clientes e em todas as nossas atividades profissionais de acordo com os padrões de integridade e ética empresarial.

O Código de Conduta Ética do Grupo Águas do Brasil é o principal guia para que os colaboradores saibam como devem agir de acordo com a conduta ética empresarial. No entanto, como não poderia deixar de ser, o Código não abarca todas as situações às quais os colaboradores do Grupo Águas do Brasil podem estar expostos em suas atividades cotidianas. Desse modo, o Código deve ser complementado com as diretrizes contidas nas Políticas Internas.  Caso ainda permaneçam dúvidas de como seus colaboradores devem se comportar diante das situações com as quais se confrontarem, devem ser consultadas a área de Compliance ou os Embaixadores da Ética.

Os colaboradores são responsáveis por compreender e difundir as regras e princípios dispostos neste Código. Devem ser incentivadas discussões e a troca de ideias sobre o disposto no Código.

Quando em dúvida, o colaborador poderá consultar seu superior, a Área de Compliance, os Embaixadores da Ética ou o Comitê de Compliance em busca de orientação. Além disso, poderá fazer a si mesmo as seguintes perguntas, cujas respostas poderão indicar se a conduta praticada é adequada ou não:

  • A situação analisada parece correta e de acordo com a lei e as regras do Grupo Águas do Brasil?
  • Como meus familiares ou pessoas que eu respeito veriam esta situação?
  • Haveria algum constrangimento se este ato fosse divulgado pela imprensa?
  • Este ato afetaria de maneira negativa os interesses dos acionistas e do Grupo Águas do Brasil?

Os colaboradores devem ter a tranquilidade para não agir de forma contrária ao disposto neste Código de Conduta Ética. Nenhum colaborador, independentemente da posição ou do nível hierárquico que ocupe dentro do Grupo, está autorizado a exigir a prática de ato ilegal ou contrário às políticas do Grupo Águas do Brasil. Em situações como essa, o colaborador deve informar a quem lhe proferiu a ordem, que a orientação fere as diretrizes corporativas do Programa de Compliance, abstendo-se a praticar o ato. Em seguida deve procurar a Área de Compliance e/ou o Comitê de Compliance para relatar o fato.

Os colaboradores que lideram equipes e ocupam cargos de gerência ou diretoria devem, além de demonstrar seu comprometimento pessoal com a observância do Código de Conduta Ética, promover um ambiente em que seus liderados sintam-se confortáveis para relatar situações duvidosas e fazer questionamentos, de maneira a promover a cultura ética e de integridade por meio de ações que garantam que todos tenham conhecimento de suas obrigações e responsabilidades enquanto colaboradores do Grupo Águas do Brasil, como através de eventos e debates.