Compliance realiza auditoria preparatória para a certificação

Os auditores internos de Compliance realizaram, de 30 de setembro a 2 de outubro, uma nova auditoria para avaliar os processos de governança, de gerenciamento de riscos e controle interno, com o propósito de buscar a melhoria contínua dos processos e contribuir para o reforço da cultura de Compliance na organização.

“É a nossa segunda auditoria interna das áreas corporativas e uma preparação importante para a avaliação de conformidade ISO 19600 – Gestão de Compliance e para a certificação ISO 37001 – Gestão Antissuborno, que serão realizadas pela RINA Brasil, entre os meses de outubro e dezembro”, explica o coordenador de Compliance do Grupo Águas do Brasil, Rodrigo Daflon.

A auditoria avaliou os processos de Compliance, Gestão de Controladoria, Gestão Tributária, Gestão de Faturamento, Gestão de Cobrança, Gestão de Relacionamento, Comunicação, Recursos Humanos, requisitos legais e gestão de processos legais ligados à área Jurídica, requisitos legais e gestão de QSSMAS, Licitações e Contratos, Suprimentos, políticas de Tecnologia da Informação. Também foram verificados os procedimentos de avaliação técnica para implementação de projetos, recomendação de equipamentos e tecnologias, projetos de financiamento e modelagem financeira.

“Verificamos um amadurecimento da organização em termos de implementação de controles e aderência às políticas internas de Compliance”, complementa Daflon.

Desde o aprimoramento do Conexão Ética (programa de Compliance do Grupo Águas do Brasil), em 2018, foram realizadas diversas ações com o intuito de promover as novas políticas e levar conhecimento sobre o assunto para toda a empresa. Entre as ações, destaque para as reuniões com as áreas corporativas para elaboração da matriz de riscos e revisão dos processos, a formação dos embaixadores da ética, além dos treinamentos realizados em 2018 e 2019 para a alta liderança e equipes corporativas. Em 2019, o programa ganhou capilaridade com a sua disseminação para todas as concessionárias do Grupo.