Perguntas frequentes

O Código de Conduta Ética é o reflexo dos princípios e valores que o Grupo reconhece como essenciais para o relacionamento com colaboradores, acionistas, fornecedores e diversos segmentos da sociedade.

O documento concentra regras e princípios para orientação e direcionamento de questões éticas e de conduta, e aplica-se a todos os colaboradores (conselheiros, diretores, efetivos, temporários e estagiários), bem como a todas as subsidiárias, controladas, coligadas e a todas as concessionárias do Grupo.

Os valores e regras do Código de Conduta Ética também devem ser observados e praticados pelos terceiros com os quais o Grupo mantém relações comerciais.

 

 

Ele é importante para assegurar que nossos colaboradores, terceiros, fornecedores e parceiros conheçam, pratiquem e defendam os nossos princípios éticos. É de responsabilidade de todos contribuir para um ambiente interno e externo de integridade empresarial.

Compliance corresponde ao conjunto de práticas e comportamentos que objetivam manter a empresa aderente às leis e às suas normas e procedimentos, estabelecendo uma conduta ética em todas as suas esferas de atuação, de modo a fortalecer sua governança, integridade, competência, eficiência e competitividade e a preservar sua sustentabilidade e perenidade.

É toda situação que represente um confronto entre interesses pessoais de um colaborador e os interesses das empresas do Grupo, que possa, de forma concreta ou aparente, comprometer ou influenciar, de maneira imprópria, o desempenho das funções do colaborador, em questão, em prejuízo dos interesses da empresa.

O conflito de interesse ocorre quando um colaborador utiliza seu cargo, função ou posição negocial para obter vantagem indevida, direta ou indireta, para si ou para terceiros com quem tem ligação.

Comitê de Compliance é o órgão responsável pela implantação, cumprimento, monitoramento e aprimoramento do Programa de Compliance e respectivas normas internas. Ele tem por objetivo disseminar a nossa cultura ética, rever as políticas e normas, conduzir investigações, analisar os casos de descumprimento e recomendar sanções.

 

 

Sim. O Canal de Ética é confidencial e todas as pessoas que o utilizarem terão a possibilidade de fazê-lo de forma anônima, estando protegidas de qualquer retaliação.

O contato é realizado através da Contato Seguro, uma empresa terceirizada totalmente isenta, com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato.