SAAB recebe certificação na ISO 37001 e atestação na ISO 19600

A holding Saneamento Ambiental Águas do Brasil (SAAB) recebeu, no dia 5 de fevereiro, certificação na norma ABNT NBR ISO 37001:2017 e atestação na norma ISO 19600:2014, em relação ao seu Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno. O evento, que aconteceu na sede do Grupo Águas do Brasil, contou com a presença do diretor de certificação da RINA na América Latina, Jefferson Carvalho, do diretor-presidente, Cláudio Abduche, do presidente do Conselho de Administração, Carlos Henrique da Cruz Lima, do Comitê de Compliance e da diretoria. Com isso, a holding do Grupo Águas do Brasil entra num seleto time de empresas brasileiras que adotam um padrão internacional de melhores práticas de Compliance e Antissuborno.

De acordo com Jefferson Carvalho, quase todos os países no bloco do G20 já têm empresas certificadas. Desta forma, a ISO 37001:2017 é o que há de mais avançado em Sistema Antissuborno.

“A SAAB é uma das primeiras empresas do país a serem certificadas. Isso mostra inovação, comprometimento e coragem, no sentido de dar publicidade ao mercado de que são adotadas regras reconhecidamente eficientes no combate a corrupção e ao suborno. O programa foi avaliado e auditado, indicando que não há medo, pois dizer que tem um Programa de Compliance qualquer um diz, mas provar que possui um programa e que ele funciona é diferente”, afirma Jefferson.

Clique e confira o certificado ISO .

O certificado tem validade de três anos, mas a auditoria é realizada anualmente. Portanto, as empresas precisam manter o padrão de qualidade e eficiência do seu Sistema de Gestão. No Brasil, quem reconhece essa certificação é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

“É importante que o mercado e fornecedores saibam que nossa empresa tem uma política efetiva de antissuborno. Além disso, as auditorias anuais não permitirão que haja um afrouxamento e nós consigamos manter o padrão. Apenas ter o documento certificando nossa empresa não basta, nós temos que praticar. Agradeço ao coordenador de Compliance, Rodrigo Daflon, e sua equipe pelo trabalho”, finalizou Abduche.