O Grupo Águas do Brasil, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura e em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, está patrocinando uma exposição inédita no país, a “Portinari Para Crianças”, que acontece no Palácio de Cristal, em Petrópolis, de 18 de março a 5 de maio, com entrada gratuita. A atividade faz parte da primeira edição do Flipetrópolis – I Festival Literário Internacional de Petrópolis, que vai acontecer de 1º a 5 de maio.

A mostra apresenta 42 reproduções de obras do pintor Candido Portinari. A curadoria da exposição é do fundador e diretor-geral do Projeto Portinari, João Candido Portinari, e do coordenador do Núcleo de Arte e Educação do Projeto Portinari, Guilherme de Almeida, que esteve presente na inauguração. A mostra terá visitas educativas guiadas, das 10h às 16h, todos os dias.

Um dos pontos altos do Festival é o Prêmio de Redação e Desenho, que envolve toda a comunidade escolar da região, premiando, em dinheiro, estudantes entre 4 e 18 anos; e seus professores recebem livros. A exposição foi antecipada para servir de inspiração aos alunos que participarem do prêmio, cujo tema é “Arte, Literatura e Liberdade”. Podem participar do concurso alunos de escolas públicas e privadas de Petrópolis. Ao todo, são cinco categorias (duas para “desenho” e três para “redação”), sendo que cada uma conta com 1º, 2º e 3º lugares.

O objetivo do prêmio é revelar novos talentos literários e incentivar os hábitos de leitura, escrita e arte. Para mais informações, como regulamento, folha de redação e desenho, e autorização de participação, podem ser encontradas no site do Festival (www.flipetropolis.com.br). As obras da exposição contarão com QR Code para audiodescrição e acessibilidade.

O ator Thiago Lacerda foi o responsável por conduzir a cerimônia. Junto a ele, também estava o escritor Tom Farias, um dos curadores do Flipetrópolis, e o diretor da concessionária Águas do Imperador, representando o Grupo, João Henrique Tebyriça de Sá. O prefeito Rubens Bomtempo e o vice-prefeito, Paulo Mustrangi, além de secretários municipais, participaram da abertura. O presidente da Academia Petropolitana de Letras, Leandro Garcia, também marcou presença no evento, junto ao curador da exposição e coordenador do Núcleo de Arte e Educação do Projeto Portinari, Guilherme de Almeida.

“Nós, do Grupo Águas do Brasil, acreditamos que a cultura, a educação e a arte são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e consciente. Por isso, nos empenhamos para apoiar iniciativas como esta, que abrem caminho para todos e todas, mas especialmente para as crianças. Aguçando a curiosidade, criatividade e sensibilidade nas novas gerações”, destacou o diretor da concessionária Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá.

Flipetrópolis – I Festival Literário Internacional de Petrópolis

O Festival vai acontecer entre os dias 1º e 5 de maio (quarta-feira a domingo), no Palácio de Cristal, com o tema “Arte, Literatura, Liberdade e Educação”. A entrada é gratuita. O presidente do festival é o jornalista e gestor cultural Afonso Borges, responsável também pelo Fliaraxá, Flitabira, Fliparacatu e o projeto “Sempre um Papo”, vigente há 38 anos. São também curadores os escritores Sérgio Abranches, Tom Farias e Gustavo Grandinetti.