Águas do Imperador constrói elevatórias e amplia tratamento de esgotos

A concessionária Águas do Imperador colocou em operação, no dia 5 de julho, mais duas elevatórias: Visconde de Taunay e Prado. Somadas à elevatória da Praça, as unidades completam o sistema de captação de esgotos na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Corrêas.  As elevatórias atenderão 4 mil moradores e conduzirão cerca de 430 mil litros de esgoto por dia para a estação.

Em funcionamento desde 2015, a ETE Corrêas, com capacidade de tratamento para 1,2 milhão de litros por dia, passa a tratar os esgotos de 13 mil moradores de Corrêas, Bairro da Glória, Estrada Mineira, incluindo o Hospital Alcides Carneiro, parte do Castelo São Manoel, Prado e, posteriormente, do Caetitu, bairro adjacente onde vem ocorrendo significativo crescimento populacional.

Além da despoluição do rio, a unidade agrega outro benefício ambiental para a região. Em seu entorno, em uma área de dois mil metros quadrados, foram plantadas 600 mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, incluindo ipês, árvores frutíferas e espécies resistentes a alagamentos, solucionando antigo problema da região, situada às margens do Rio Piabanha.

As ETEs Corrêas, Palatinato, Quitandinha, Piabanha, Posse e outras oito estações menores, 10 biodigestores e um Biossistema tratam diariamente 56 milhões de litros de esgotos, o que representa, de acordo com Instituto Trata Brasil, 83% de esgotos urbanos tratados. Esse índice confere a Petrópolis o 2º lugar no ranking estadual de saneamento e o 27° no ranking nacional.

“Um bom indicativo de desenvolvimento econômico é o crescimento habitacional por meio do Minha Casa Minha Vida, que se instala na região, devido à condição de oferta de infraestrutura, especialmente de água e esgotos tratados. Crescemos junto com a cidade, promovendo qualidade de vida para seus habitantes”, comentou o superintendente de Águas do Imperador, Marcio Salles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *