Águas do Imperador faz melhorias no sistema de abastecimento

 

Com o objetivo de manter o padrão de qualidade dos serviços prestados, Águas do Imperador está ampliando pontos de automação e controle do sistema de abastecimento da concessionária com a instalação de novos pontos de monitoramento e novos pontos com o Proporcional Integral Derivativo (PID), tecnologia implantada, após um projeto piloto realizado em 2017, no bairro Humberto Rovigatti e que foi inscrita no Prêmio Firjan Ambiental 2020.

 

O PID controla a bomba das unidades de bombeamento, de acordo com a pressão determinada de trabalho. A concessionária conta com 41 pontos que utilizam essa tecnologia e, até novembro deste ano, serão implantados mais seis pontos. Além desse sistema, o Centro de Controle Operacional (CCO) controla remotamente mais de 1.500 variáveis, que consistem em: pressão, vazão, volumes armazenados e distribuídos, nível dos reservatórios, grandezas elétricas e mecânicas dos motores, e a posição de abertura de válvulas de controle em 128 pontos da cidade, sendo ainda este ano expandidos para mais 60 pontos de monitoramento.

 

A equipe de automação também desenvolveu outra ação, que consiste na atualização da antiga tecnologia, que utilizava o modem UTW, que foi descontinuado pelo Grupo Águas do Brasil, para a nova tecnologia, agora utilizando o modem ABS, que possui uma maior rapidez e confiabilidade no envio de dados. Até o momento, a migração já atingiu 60% e a previsão de conclusão é para o primeiro semestre de 2021.

 

“As ações de eficiência energética aplicadas na modelagem da automação das unidades aproveitam não somente da partida suave dos inversores de frequência, o que já é um grande benefício em relação à manutenção, como também incluem a aplicação de controle proporcional-integral-derivativo da pressão de recalque e implantação de modo sleep em horário de abastecimento pleno”, explicou o técnico de Automação, Franklin Breves Alves.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *