Águas do Imperador participa de seminário sobre saneamento básico promovido pelo Comitê Piabanha

 

Águas do Imperador participou, em outubro, do “V Seminário de Saneamento – A interface entre o saneamento e o enquadramento dos corpos hídricos em classes de uso na Região Hidrográfica IV”, realizado pelo Comitê Piabanha, através do canal da instituição no YouTube. O objetivo do evento foi tratar os desafios no setor de Saneamento na Bacia Hidrográfica IV, banhada pelo Rio Piabanha e parte do Rio Paraíba do Sul, utilizando como base o novo Marco Legal do Saneamento Básico nas esferas públicas e privadas.

 

Na ocasião, o diretor de Águas do Imperador, Marcio Salles, falou sobre a trajetória da concessionária, iniciada em 1998. Destacou a evolução dos serviços, atendimento e expansão do saneamento em Petrópolis, lembrando que, em 1998, existia uma única estação de tratamento de água com tratamento parcial e, hoje, sete estações distribuem água tratada para 96% da população. Em relação ao esgoto, a situação era ainda pior: não existia uma única unidade de tratamento de esgoto e, atualmente, são 16 unidades – entre grandes, médias e pequenas estações, biodigestores e biossistemas – que tratam 85% do esgoto urbano. Salles também falou sobre os inúmeros projetos socioambientais realizados pela concessionária e dos projetos futuros, destacando a Estação de Tratamento de Água (ETA) Araras, que entra em operação a partir de 2022 e vai garantir a segurança hídrica do município. Além disso, comentou sobre a previsão de construção das próximas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) para os bairros de Itaipava, Cascatinha, Secretário, entre outros.

 

Lembrou ainda que, graças ao investimento de R$ 174 milhões, planejamento e muito empenho, Petrópolis figura com destaque no cenário do saneamento. É a 2ª colocada no estado do Rio de Janeiro e a 30ª nacionalmente, de acordo com o ranking das cidades com melhor saneamento, do último estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil.

 

“O evento realizado pelo Comitê Piabanha não poderia ser mais oportuno, pois esse é um momento muito significativo para o setor, com o Novo Marco Legal do Saneamento Básico. Foi muito enriquecedor participar do seminário e mostrar o importante trabalho realizado por Águas do Imperador ao longo desses 23 anos de história, que levou Petrópolis a se transformar na segunda melhor cidade em saneamento do estado do Rio e a 30ª do Brasil, de acordo com o ranking do Instituto Trata Brasil, o que é um orgulho para todos nós. Todo debate é sempre enriquecedor, especialmente quando se trata de um tema tão importante e essencial como o saneamento básico. O evento foi importante para reafirmarmos o nosso compromisso com a população, principalmente em um momento tão significativo para o setor, com o Novo Marco Legal do Saneamento”, disse o diretor de Águas do Imperador, Marcio Salles.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *