Águas do Imperador recebe COMDEMA e apresenta evolução do saneamento em Petrópolis

Águas do Imperador sediou, no dia 4 de outubro, a reunião ordinária do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA), atendendo à solicitação do atual secretário de Meio Ambiente, Renato Couto, para conhecer em profundidade a situação do abastecimento e saneamento básico de Petrópolis.

O encontro, conduzido pelo secretário, contou com a participação de representantes das Secretarias de Planejamento, Obras, Defesa Civil, da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (COMDEP), Associações de Moradores, além da Secretaria de Meio Ambiente.

Na oportunidade, o superintendente de Águas do Imperador, Marcio Salles, fez um histórico da empresa de 1998 a 2017, falou sobre os investimentos já realizados e dos futuros, além dos projetos ambientais e educacionais desenvolvidos pela concessionária.

Por meio das telas do Centro de Controle Operacional (CCO), mostrou como é feita a gestão em tempo real dos mananciais, tratamentos de água e esgoto, distribuição e abastecimento, níveis dos reservatórios, acionamento e desligamento de bombas de todo o sistema. Todas as instalações são monitoradas por câmeras de CFTV e o CCO utiliza os softwares SiGO (Controle da Qualidade) e EPANET (gestão do sistema de distribuição de água).

“Por tudo que vimos e assistimos, é possível compreender por que Petrópolis é a 2ª cidade no estado do Rio de Janeiro e a 27ª no Brasil com melhores índices de saneamento. A gestão participativa com a sociedade civil produziu o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) e estamos licenciando, com prioridade, as novas unidades de tratamento para avançar ainda mais”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto.

“Para nós é uma boa oportunidade de mostrar com transparência e exatidão os avanços do Saneamento em Petrópolis. Tivemos a chance de apresentar e debater indicadores, projetos em andamento e futuros para garantir rios mais limpos, e universalização do saneamento no município. Sabemos que esse trabalho é fundamental e imprescindível para a saúde e bem-estar de toda a população”, comentou Marcio Salles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *