Participantes do Programa Olhar Ambiental levam trabalho de Águas do Imperador para Mostra Audiovisual

20170927_152448Devido à uma parceria firmada entre a concessionária Águas do Imperador e o Colégio Estadual Dom Pedro II, os 67 alunos do EMI (Ensino Médio Integrado de Formação Profissional em Áudio e Vídeo) participaram das palestras e das visitas do Programa Olhar Ambiental, com o objetivo de realizar oito documentários sobre saneamento. Ao longo do ano de 2017, esses estudantes formaram grupos de trabalho com alunos das escolas municipais Bataillard, Carlos Demiá, Sérgio Ribeiro Rocha e Moisés Furtado para a produção dos vídeos que foram apresentados, entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro, na 8ª Mostra Audiovisual de Petrópolis.

palestra alunos cieeOs documentários produzidos foram “Águas do Amanhã”, que aborda a importância de preservação das nascentes, da fauna e da flora;  “Águas Realmente Lindas”, mostrando a revitalização do Lago de Nogueira em decorrência do tratamento de esgoto por meio de um biodigestor;  “Cada Gota Conta”, sobre a importância  do uso criterioso dos recursos hídricos; “Saúde À Deriva”, que ressalta a relação entre saúde e água tratada; “Passos para um Mundo Melhor”, destacando os benefícios ambientais alcançados pela utilização de pneus e garrafas PET na construção dos filtros dos biodigestores e o aproveitamento do biogás produzido; “Metamorfoses do Óleo”, que levanta todas as possibilidades de reaproveitamento dos óleos e os prejuízos que causam se lançados nas redes; “Mundo em Chamas”, para  alertar sobre  o perigo das recorrentes queimadas no bairro da Posse e mostrar as ações de reflorestamento e proteção dos mananciais realizadas pela empresa no local; e “Sujeira Ralo Abaixo”, abordando a importância do tratamento de esgotos.

20171010_160515Os vídeos contaram com depoimentos do coordenador de Operações da concessionária, Fabiano Sutter, dos analistas de Operações, Tamires Koga e Vinícius de Oliveira, e da assessora de Comunicação, Maria Antonieta D’Angelo. Esses documentários serão exibidos na sede da empresa durante a semana do Meio Ambiente.

“O trabalho realizado com os alunos do EMI foi especialmente interessante. Assistir aos vídeos produzidos a partir do que conheceram nas palestras e visitas e perceber a diversidade de leituras sobre o mesmo tema foi muito gratificante e enriquecedor”, comenta Deca D’Angelo.

O projeto ‘Olhar Ambiental’ de Águas do Imperador recebeu, em 2017, mais de 600 pessoas, entre estudantes de engenharia e enfermagem, alunos de cursos técnicos, presidentes de associações, jovens aprendizes e outros interessados em conhecer o trabalho realizado pela concessionária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *