Saneamento de Petrópolis é o segundo melhor do Rio de Janeiro e um dos melhores do Brasil

Petrópolis é a segunda colocada no ranking estadual de saneamento, divulgado anualmente pelo Instituto Trata Brasil. Devido ao investimento de mais de R$160 milhões, a cidade se aproxima da universalização dos serviços, com 94,8% da população abastecida e 87,4% atendida com coleta e tratamento de esgoto.

Em 1998, quando Águas do Imperador assumiu os serviços de saneamento de Petrópolis, apenas 2% da população era abastecida com água tratada e não havia tratamento de esgoto. Hoje, com sete estações de tratamento de água e 28 unidades de tratamento de esgoto, Petrópolis tornou-se referência nacional e internacional, além de conquistar alguns prêmios pelo trabalho de despoluição realizado por meio de biodigestores, projeto de expressiva relevância socioambiental.

Em agosto, mais uma estação de água começa a ser construída, a ETA Araras, que acrescentará cerca de 18 milhões de litros/dia ao sistema de abastecimento. Ainda para este ano, está previsto o início da construção de mais uma estação de tratamento de esgoto, a ETE Itaipava, garantindo à cidade lugar de destaque no ranking nacional de saneamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *