Águas de Pará de Minas participou, no dia 27 de junho, do evento de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) de 2024. A ação integra o Programa Produtor de Águas realizado pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, com o apoio da concessionária. O evento, realizado na Comunidade de Sobrado, reuniu moradores e produtores rurais da região.
Águas de Pará de Minas foi representada pelo líder de Sustentabilidade, Rafael Hoshimoto, que destacou a importância da parceria para preservar as nascentes dos ribeirões Paciência e Bom Sucesso, duas das principais fontes de água que abastecem o município.
A parceria com Águas de Pará de Minas tem duas frentes de atuação, o cercamento e a recuperação da mata ciliar ao redor de nascentes, e a instalação de sistemas de saneamento em imóveis das comunidades rurais atendidas pelo programa. Essas ações têm como objetivo a melhoria da quantidade e da qualidade da água, respectivamente. Desde o início da parceria em 2022, a concessionária já financiou a recuperação de nove nascentes e a construção 38 Sistemas de Tratamento de Esgoto Domésticos, como Biodigestores e Tanques de Evapotranspiração (Tevaps).
O PSA é feito para os produtores rurais que desenvolvem suas atividades integradas com a conservação e a preservação do meio ambiente. As pessoas que aderem ao programa realizam melhorias da cobertura florestal e adotam práticas conservacionistas do solo e da água em suas propriedades e recebem, por ano, R$270 por hectare preservado.