Nossa história

2017

A modernização do Centro de Controle Operacional (CCO) e a automação do Sistema de Abastecimento do Paraopeba foram grandes realizações em 2017. Com a progressão da automação, o CCO passou a receber informações, em tempo real, de cerca de 50 unidades em diversos pontos do sistema na cidade e distritos, entre eles boosters, sistemas produtores através de poços profundos, reservatórios e, inclusive, o Sistema Paraopeba.

Além disso, a concessionária construiu a rede de energia elétrica em todo o trecho por onde passa a adutora de 28 quilômetros de extensão, proporcionando ainda mais segurança e confiabilidade no abastecimento da população. Durante dois anos a concessionária não mediu esforços para operar todo o sistema Paraopeba, as três unidades de bombeamento, sendo operadas integralmente através de geradores, que consumiam volumes elevados de diesel mensalmente.

A ETE União recebeu o PTRAT, um equipamento que está em processo de instalação e que permite elevar ainda mais a eficiência no processo de remoção de sólido, areia e gordura na entrada da estação. As ETEs dos distritos de Caetano Preto, Córrego das Pedras, Matinha e Torneiros também passaram por completas reformas e adequações. Na ETA, foi iniciado o processo de monitoramento online da qualidade, tanto da água bruta como da água tratada. O controle de qualidade, que já era atuante e rigoroso, a partir de agora conta com modernas tecnologias que auxiliarão os químicos em todo o processo de auditoria da qualidade da água, da captação até a casa do cliente.

Na Central de Atendimento ao Cliente, visando qualificar ainda mais o seu atendimento, a concessionária modernizou ainda mais as instalações e transformou completamente a unidade, que atende plenamente aos critérios de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, inclusive com banheiro adaptado para deficientes físicos.

O segundo ano de concessão foi marcado pela conclusão e ampliação do Sistema de Abastecimento do Paraopeba, reformas e adequações na Estação de Tratamento de Água (ETA), na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e na Central de Atendimento ao Cliente. No Sistema Paraopeba, as três unidades de bombeamento foram concluídas: captação, Booster Trindade e Booster Costas.

A ETE, localizada no bairro União, passou a operar com sistemas modernos, que ampliaram sua eficiência, com equipamentos neutralizadores de gases que geravam mau cheiro e com gerador de energia, garantindo a continuidade do tratamento em caso de queda de energia.

A Central de Atendimento ao Cliente, localizada na rua Maestro Espíndola, 270, bairro Nossa Senhora das Graças, foi ampliada e climatizada. O local se tornou acessível para clientes com deficiência física, facilitando o acesso à loja.

A ETA também passou por reforma e modernização. Todos os processos são rigorosamente auditados, todas as fases do tratamento foram readequados e a automação da Estação avança cada dia mais para garantir a qualidade e segurança na prestação de serviços à população, cumprindo, rigorosamente, os parâmetros de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

Águas de Pará de Minas assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de Pará de Minas (MG) no dia 17 de abril de 2015.

Imediatamente, no dia 6 de maio, a concessionária iniciou a construção do Sistema de Abastecimento do Paraopeba, para levar água do rio Paraopeba, no distrito de Córrego do Barro, até a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no bairro Nossa Senhora das Graças.

A primeira fase da obra foi concluída em 6 de outubro, apenas cinco meses após o início da construção. Isso foi possível graças ao trabalho árduo de todas as equipes que possibilitaram qualidade e agilidade do serviço. Foram construídos 28 km de adutora com capacidade inicial para bombear cerca de 120 litros/segundo. Graças à antecipação desse investimento, a população pará-minense, que tanto sofreu com a falta d’água, passou a ter água em abundância em suas torneiras.