Águas de Pará de Minas alerta sobre água de chuva na rede de esgoto

No período chuvoso, a concessionária Águas de Pará de Minas reforça o alerta para os problemas ocasionados pelas ligações irregulares de água pluvial à rede coletora de esgoto. O objetivo é orientar sobre os transtornos causados por essas interligações indevidas. Quando a água de chuva é direcionada para a rede de esgoto, dimensionada apenas para coletar o esgoto doméstico, ocorre um aumento significativo no volume do esgoto e, em muitos casos, as consequências são vazamentos e extravasamento nas ruas e dentro dos imóveis.

Segundo a gerente operacional da concessionária, Márcia Freiberg, ligações irregulares prejudicam o sistema de esgotamento sanitário.

“O correto é que cada imóvel possua duas redes: uma para a água de chuva e outra para o esgoto. É um erro direcionar a água de chuva para o esgoto, isso pode provocar o retorno de esgoto nas residências, já que a rede foi projetada para coletar apenas esgoto. Por outro lado, conectar o esgoto doméstico na rede de água pluvial pode causar a poluição de mananciais, proliferação de doenças e mau cheiro em bueiros”, explica.

Para saber se a ligação está irregular, é preciso observar se a água escoada no ralo do quintal está saindo pela caixa de inspeção da Águas de Pará de Minas. Se isso acontecer, significa que a rede de água pluvial está ligada à rede de esgoto. Apenas o esgoto doméstico, ou seja, a água resultante do banho, da limpeza de roupas, louças e descargas do vaso sanitário deve passar pela caixa de inspeção e estar interligado à rede de esgoto.

“Caso a tubulação de água de chuva esteja ligada à rede de esgoto, é preciso regularizar a situação”, ressalta a gerente.

De acordo com Márcia, além da ligação regular à rede coletora de esgoto, também é importante que a população faça um bom uso da rede.

“O lixo na rede é outro fator que ocasiona entupimentos e extravasamentos na rede de esgoto. Ponta de cigarro, preservativo, papel higiênico, fio dental, fralda, absorvente e cotonete devem ser jogados no lixo e não no vaso sanitário, por exemplo. O mesmo vale para a pia, não jogue nela óleo, pó de café ou qualquer resto de comida”, orienta.

Em caso de dúvida sobre o assunto, o contato deve ser feito pelo 0800 737 0422 ou na agência de atendimento da Águas de Pará de Minas, localizada na rua Maestro Espíndola, 270, bairro Nossa Senhora das Graças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *