Águas de Pará de Minas orienta clientes sobre vazamentos imperceptíveis

A concessionária Águas de Pará de Minas orienta seus clientes a identificarem vazamentos internos, pois essas perdas podem prejudicar a estrutura do imóvel e causar um aumento significativo no consumo. Normalmente, o cliente só percebe que existe um vazamento no imóvel quando é surpreendido pela alteração do valor da fatura.

De acordo com gestora Comercial da Águas de Pará de Minas, Cláudia Teixeira, quando a concessionária identifica uma variação considerável no consumo, o cliente é informado.

“Nós encaminhamos uma carta alertando sobre um possível vazamento interno e orientamos quanto às ações a serem tomadas”, explica.

Para identificar se existem vazamentos no imóvel basta realizar alguns testes. Deve-se fechar o registro externo, interromper o consumo e observar o nível de água na caixa d’água. Se depois de uma hora o nível da água do reservatório estiver menor do que o observado anteriormente, existe um vazamento interno. Outro teste consiste em impedir a entrada de água na caixa d’água. Levante a boia, se o hidrômetro registrar consumo, é sinal de que existe perda de água da saída do hidrômetro até a chegada ao reservatório.

Um dos lugares mais comuns onde o problema é encontrado são nas válvulas ou caixas de descarga. O procedimento para descobrir esse tipo de perda é bem simples. Jogue pó de café no vaso sanitário, se ele dissolver, fica confirmado o vazamento.

“Caso o vaso não possua caixa acoplada e a saída da descarga seja atrás, na parede, é preciso esvaziar todo o vaso sanitário e secá-lo. Se ele encher sem que alguém dê descarga, há vazamento”, orienta a gestora.

Se a dúvida é em relação a vazamentos no ramal que está ligado diretamente à rede, a dica é colocar um copo cheio de água embaixo de uma torneira externa aberta e depois fechar o registro. Se a quantidade de água diminuir e a torneira sugar a água do copo, o vazamento está constatado.

“Para auxiliar, além de explicar, nós distribuímos panfletos explicativos orientando os clientes a realizarem esses testes”, reforça Cláudia.

Em caso de vazamento, um profissional deve ser contratado para fazer o reparo. Para outras informações, visite a Central de Atendimento ao Cliente da Águas de Pará de Minas, localizada na Rua Maestro Espíndola, 270, Bairro Nossa Senhora das Graças, ou ligue no número 0800 737 0422.

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