Nossa história

2020

A concessionária Águas da Condessa inicia oficialmente as atividades no município de Paraíba do Sul (RJ), em dezembro de 2020. Com investimento de aproximadamente R$ 85 milhões para os 35 anos de concessão, sendo R$ 24 milhões já para os primeiros cinco anos, a empresa chega à cidade de 44 mil habitantes preparada para levar melhorias no fornecimento de água e no sistema de coleta e tratamento de esgoto, contribuindo para a despoluição da bacia do rio Paraíba do Sul.

 

Na parte de abastecimento, os moradores dos pontos mais altos do município convivem com constante falta d’água. A concessionária oferecerá um abastecimento pleno e de qualidade, com água tratada e monitorada, de acordo com o padrão recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

 

Já no sistema de coleta e tratamento de esgoto, que hoje é inexistente, a concessionária vai avançar para uma cobertura de 25% dos imóveis da cidade nos primeiros cinco anos de serviços, contribuindo para a qualidade de vida da população e preservando meio ambiente, evitando que o esgoto sem tratamento seja despejado na bacia do Rio Paraíba do Sul, principal manancial da região.

 

Estão previstas, dentre outas ações, a melhoria, logo no primeiro ano, do sistema da Estação de Tratamento de Água principal, que tem capacidade de 130 litros por segundo; a adequação do parque de hidrômetros, com 100% de hidrometração; a construção de Centros de Controle Operacional (CCO) para monitoramento dos sistemas de água e esgoto; além de loja de atendimento ao cliente.

 

Uma das prioridades da Águas da Condessa será o combate às perdas de água. Hoje, o índice gira em torno de 47% e a concessionária vai trabalhar para que chegue a 25% com ações como instalação de macromedidores, substituição de rede, implantação de novo sistema de automação e controle e agilidade no conserto de vazamentos.