Águas de Jahu completa quatro anos com foco nos 100% de tratamento de esgoto em 2019

Águas de Jahu completa, em 13 de abril, quatro anos de atuação em Jaú, tendo implantado várias melhorias no município, tanto na área de esgotamento sanitário quanto na distribuição de água. O superintendente da concessionária, Ivan Mininel, ressalta que, neste ano, o foco principal é o sistema de esgoto, além da continuidade nas ações de manutenção, redução de perdas e expansão da rede de água.

“Estamos com as obras da Estação de Tratamento de Esgoto de Potunduva em sua fase final e já iniciamos a ETE de Pouso Alegre. Também estamos na expectativa de que a Cetesb libere a licença da ETE da Vila Ribeiro, para começarmos essa obra o mais breve possível e, assim, concluí-la até o final do ano. Com isso, Jaú terá 100% de esgoto tratado e de distribuição de água tratada”, comenta Mininel.

Até o ano passado, Águas de Jahu investiu cerca de R$ 30 milhões no sistema de saneamento da cidade e mais de R$ 14 milhões serão investidos em 2019. Entre as melhorias realizadas no ano passado, estão a reforma e a modernização da Estação de Tratamento de Água 1, a implantação de novas adutoras e a intensificação do projeto de combate a perdas.

Outros avanços em 2018 foram a implantação de treliça e novas adutoras no Jardim Paineiras, o aumento da capacidade de reservação de água, o estabelecimento de plantão 24h para serviços de manutenção, a modernização do site da concessionária, melhorando acesso dos usuários e a renovação da frota de veículos leves e pesados.

Para 2019, estão previstas a modernização do Centro de Controle Operacional (CCO), a continuidade do projeto de setorização do sistema de distribuição de água, a ampliação da rede e da reservação de água e a substituição de redes e ramais antigos, além das ações cotidianas.

“Essas e outras ações são importantes para que melhoremos ainda mais a prestação de serviços à população, no controle, na flexibilidade dos subsistemas e na distribuição da água, dando mais segurança ao sistema e tranquilidade aos usuários”, disse o superintendente.

100% de tratamento de esgoto

Mininel conta que foram iniciadas em 2018 e serão concluídas neste ano a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Potunduva e implantação dos coletores-tronco nos córregos do distrito, que fará com que Jaú chegue a 98,8% no tratamento de esgoto, e a substituição da adutora e da rede no bairro de São José. Foi iniciada em 2019 e será concluída ainda neste ano a implantação da ETE de Pouso Alegre e do coletor-tronco no córrego do bairro, com Jaú chegando a 99,8% de tratamento de esgoto.

O projeto da ETE da Vila Ribeiro já se encontra na Cetesb para liberação de licença e, assim que esta for liberada, Águas de Jahu tem condições de iniciar a sua implantação.

“Quando a ETE da Vila Ribeiro estiver funcionando, Jaú, além de já contar com 100% de água tratada distribuída, atingirá também 100% de tratamento de esgoto, colocando-se na elite dos municípios brasileiros a alcançar esse feito”, ressalta o superintendente.

“Águas de Jahu, desde o início de sua operação, sempre enfatizou, e reiteramos isso neste momento, que veio para oferecer serviços de excelência à cidade, trabalhando com respeito, justiça e profissionalismo, elevando a qualidade de vida da população e contribuindo para o desenvolvimento e o crescimento de Jaú”, concluiu Mininel.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *