Águas de Jahu inicia implantação de coletor-tronco da Estação de Tratamento de Esgoto de Pouso Alegre

Águas de Jahu iniciou, no dia 20 de março, a implantação do coletor-tronco às margens do ribeirão do Pouso Alegre, que faz parte do conjunto de obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro. Essas obras farão com que a bacia hidrográfica de Pouso Alegre seja totalmente despoluída e representam mais um passo rumo à universalização dos serviços de saneamento na cidade.

O superintendente da concessionária, Ivan Mininel, explica que Jaú tem hoje 94,5% do seu esgoto tratado e, com a conclusão das obras da ETE de Potunduva, já em fase final, passará a contar com o índice de 98,8% e de 99,8% com a estação de Pouso Alegre.

“Com essas obras, damos mais um importante passo rumo à universalização do saneamento em Jaú. Esperamos chegar a 100% ainda neste ano, com a implantação da ETE da Vila Ribeiro, cujo pedido de licença já está na Cetesb”, detalha.

Serão implantados 1.320 metros de tubulações, sendo 400 metros do coletor-tronco, com diâmetro de 150 a 200 milímetros, e 920 metros de linha de recalque com diâmetro de 100 milímetros.

A obra da ETE Pouso Alegre tem previsão para ser concluída em cinco meses e o investimento total do conjunto de obras é de cerca de R$ 1,5 milhão. A capacidade de tratamento da estação, que segue todos os padrões e exigências legais no âmbito federal e regional, é de cerca de 11 mil litros por hora, suficiente para atender a atual demanda do bairro, tendo sido projetada para fazer frente ao seu crescimento.

Todo o funcionamento do sistema, dos equipamentos necessários para a operação plena, como sopradores de ar (reator biológico), bombas das elevatórias, tratamento preliminar integrado, sonda de oxigênio, medidor de vazão, entre outros, será controlado remotamente e monitorado no Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária. A automação da ETE permite melhor controle sobre os processos, garantindo, assim, sua eficiência e segurança operacional.

“O saneamento pleno traz várias melhorias para uma cidade, na saúde, no meio ambiente, no desenvolvimento econômico e, especialmente, na qualidade de vida da população. Águas de Jahu e o Grupo Águas do Brasil têm a satisfação e o orgulho de participar desse marco na história de Jaú, cumprindo o seu compromisso de prestar os melhores serviços para os jauenses”, encerrou o superintendente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *