Outros

Águas de Jahu recebe visita de comitiva do Saae de São Carlos para conhecer o Trata Óleo 

 

Águas de Jahu recebeu, no dia 16 de dezembro, a visita de uma comitiva do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município de São Carlos (SP) para conhecer o Programa Trata Óleo da concessionária. O objetivo do Saae de São Carlos é implantar um programa similar em sua cidade de atuação.

 

Os visitantes foram recebidos pela líder e pelo estagiário da área de Meio Ambiente da concessionária, respectivamente Mariana Burin e Guilherme Feltrin, que explicaram todo o funcionamento do Trata Óleo, desde a concepção até a implantação de ecopontos, onde é depositado o óleo de cozinha usado. A comitiva foi formada pela chefe de gabinete do Saae, Elaine Odete Florindo, e as assistentes sociais Aparecida Carolina Miranda dos Santos, Antônia Dirce Bondanci Marchetti e Maria Gomes Donato.

 

O Trata Óleo funciona desde março de 2021, em parceria com a empresa Petroecol e apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Atualmente, há 19 ecopontos espalhados pela cidade e o óleo usado é destinado à produção de biocombustível.  A cada 4 litros de óleo usado entregues, o participante ganha 1 litro de óleo novo. O resíduo arrecadado é altamente prejudicial à rede de esgoto e ao meio ambiente, caso seja jogado na pia de cozinha ou diretamente na terra.