Visita à Estação de Tratamento de Água integra a programação do Olhar Ambiental e conecta educação, meio ambiente e cidadania

 

Uma manhã de descobertas e conexões foi marcada pela visita dos estudantes da Legião Mirim de Jaú à Estação de Tratamento de Água (ETA), promovida pela concessionária. Durante o percurso guiado pela unidade, os jovens conheceram todas as etapas do processo de purificação da água, desde a captação no rio Jaú até a distribuição nas torneiras da população.

A atividade faz parte do programa de educação Olhar Ambiental, que alia conhecimento técnico à vivência prática para despertar a consciência ambiental em crianças e adolescentes. O objetivo foi mostrar, de forma clara e acessível, como o trabalho da concessionária garante água de qualidade para milhares de moradores e a importância do saneamento para a saúde pública e o meio ambiente.

Segundo a assistente social da Legião Mirim, Helen Nicolini, a ação se relaciona com os temas trabalhados com os estudantes atendidos pela instituição.

“Atendemos crianças de 10 a 15 anos com foco na formação cidadã. Em agosto, abordamos o tema ‘tratamento de água’ e essa visita trouxe clareza para os alunos sobre como a água chega às casas, como é tratada e por que esse serviço é tão essencial. Foi um momento muito rico e educativo”, destaca.

Com atuação filantrópica desde 1960, a Legião Mirim desenvolve atividades que aproximam adolescentes do mercado de trabalho e da cidadania. A visita à ETA representa uma das várias estratégias da instituição para despertar nos jovens a consciência crítica e o interesse por temas que impactam diretamente o dia a dia da população.

A ação integra uma série de atividades promovidas pelo programa Olhar Ambiental em Jaú. Entre fevereiro e junho de 2025, mais de 430 pessoas participaram do programa, que inclui visitas técnicas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto, oficinas escolares e experiências sensoriais em feiras e eventos públicos. Entre os destaques está o Circuito Verde, com jogos educativos, óculos de realidade virtual e simuladores que abordam desde a coleta seletiva até o ciclo da água.

Para a analista de sustentabilidade da Águas de Jahu, Caroline Santille Ribeiro, ações como essa ajudam a formar cidadãos mais conscientes.

“Quando um estudante vivencia de perto o caminho da água, ele entende que cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos. Essas experiências geram pertencimento e têm poder multiplicador, alcançando também as famílias e comunidades onde esses jovens vivem”, conta.

O programa segue com novas atividades previstas até dezembro, com expectativa de superar o número de participantes do primeiro semestre. Estão agendadas visitas e oficinas em escolas como a EMEF Alvarina Bizarro Souza, a EMEF Isa Rosa Meireles Name e instituições da região de Pederneiras.

Para o diretor-executivo da Águas de Jahu, Alex Eduardo Jorge Macedo, investir em educação ambiental é um compromisso com o futuro.

“Cada visita e conversa é uma semente plantada. O Olhar Ambiental mostra que é possível integrar a operação da concessionária com um propósito maior: o de formar gerações que compreendem e cuidam dos recursos naturais com responsabilidade e respeito”, finaliza.