Águas de Nova Friburgo promoveu, ao longo dos meses de outubro e novembro, diversas ações socioeducativas por meio do programa Olhar Ambiental, iniciativa de educação ambiental do Grupo Águas do Brasil.
No dia 6 de novembro, a analista de Operações Suellen Miranda apresentou a palestra “O ciclo da água e seus impactos” para 15 alunos e professores do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Resolve Educação Santa Inês. Na ocasião, os alunos interagiram com o tema apresentado por meio de jogos de perguntas e respostas.
“A palestra foi muito válida. Os recursos apresentados foram muito importantes para complementar o que já desenvolvemos em sala de aula. As crianças conseguiram visualizar de uma forma muita esclarecedora todo o processo de saneamento realizado em nossa cidade. As crianças precisam, além do conteúdo de sala de aula, a vivência relacionada ao tratamento de água e saneamento. Foi muito enriquecedor”, comenta a professora do Colégio Resolve Educação Santa Inês, Cláudia Kler.
Já no dia 7 de novembro, cerca de 25 alunos e professores do 3º período do curso de Odontologia do Instituto de Saúde da Universidade Federal Fluminense (UFF) visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) Debossan. Durante a visita, o grupo acompanhou os processos de tratamento realizados pela concessionária, tirou dúvidas e trocou informações sobre a fluoretação — processo de adição de flúor à água, essencial para prevenir cáries dentárias na população.
“A experiência foi única. Nosso projeto pedagógico contempla a inserção do aluno no ensino, serviço e sociedade, e conhecer a ETA e o processo de fluoretação da água foi de suma importância. Essa vivência também reforça a formação voltada à vigilância e atenção à saúde pública e coletiva”, destaca a docente do Instituto de Saúde de Nova Friburgo, Ana Catarina Busch Loivos.
Como parte da 2ª edição do projeto Trata Óleo nas Escolas, os estudantes das 15 escolas participantes receberam atividades educativas em suas unidades. Os alunos foram sensibilizados sobre o tema por meio de jogos e rodas de bate-papo.
“A presença da concessionária nas unidades escolares, além de promover os temas relacionados à educação ambiental, reforça nos alunos a consciência sobre a importância de atitudes que garantam o bem-estar das futuras gerações”, comentou o analista de Meio Ambiente, Bernard Vecci.