Águas de Nova Friburgo

Em janeiro de 2009, Águas de Nova Friburgo assumiu os serviços de abastecimento de água tratada, afastamento, coleta e tratamento de esgoto no município.

 

Nessa época, o esgoto não era tratado e 92% da população recebia água tratada.

 

Resultados

Atualmente, mais de 99% da população tem acesso à água tratada e cerca de oito bilhões de litros de esgoto são tratados por ano. Além disso,11 sistemas de distribuição e 12 captações de água são responsáveis pela produção de cerca de 35 milhões de litros de água por dia, ou seja, 15 bilhões de litros de água por ano.

 

Nesse tempo, mais de 150 quilômetros de novas redes de água e esgoto já foram executadas, quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) foram implantadas e as Estações de Tratamento de Água (ETA) foram modernizadas. A tecnologia utilizada na ETA Debossan, modernizada em 2019, é referência no país.

 

Mais de 100 serviços de manutenção são realizados por dia e cerca de 2.500 clientes são atendidos por mês na loja de atendimento presencial da concessionária.

 

A empresa conta com 66 estações elevatórias e boosters (unidades de bombeamento) e 75 reservatórios.

 

Para garantir a qualidade na prestação do serviço, cerca de 150 análises de qualidade da água são realizadas diariamente em diversos pontos da cidade e nas unidades.

 

Ao longo da concessão, mais de 350 milhões de reais já foram investidos em implantações, melhorias e modernização dos sistemas.

 

Nos próximos dois anos, quatro novas ETEs serão construídas na cidade: ETE Ponte da Saudade, ETE Ponte Cônego, ETE São Pedro da Serra e ETE Lumiar.