Águas de Nova Friburgo ensina processo de tratamento de água para crianças

A gerente de Operações da Águas de Nova Friburgo, Danielle Moreira, foi convidada, no fim de setembro, para ensinar o processo de tratamento de água às crianças da educação infantil, com idades entre 3 e 6 anos, do Colégio Pensi Santa Inês. Danielle e o técnico de Operação Esgoto, Leonardo Silveira, levaram para a sala de aula um aparelho de jar-test, equipamento de laboratório que simula o processo de tratamento realizado nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e é utilizado no ensaio de floculação.

“Com esse ensaio, as crianças puderam observar que existe todo um processo para transformar a água suja e torná-la limpa (potável). Mostramos também a importância de preservar os rios, as nascentes, não jogar lixo nas ruas e conservar as matas e florestas”, disse Danielle.

Segundo a gerente de Operações, as crianças participaram ativamente e fizeram muitas perguntas sobre o processo.

“A maioria queria saber por que as águas dos rios ficavam tão sujas, como podemos limpar e quais eram os produtos colocados na água para fazer a limpeza. É muito gratificante poder levar esses ensinamentos para a educação infantil e semear entre as crianças a importância de preservar o meio ambiente. Elas serão os principais multiplicadores desses conceitos dentro do seu ambiente, em casa, entre amigos. Acredito que as crianças são os verdadeiros agentes da mudança de comportamento que queremos ver no nosso planeta”, finalizou Danielle.

Os participantes receberam cartilhas infantis e levaram as cartilhas de saneamento e squeezes para os pais, brindes do Programa Olhar Ambiental do Grupo Águas do Brasil. Além das palestras solicitadas por escolas públicas e/ou particulares, Águas de Nova Friburgo recebe alunos do ensino fundamental público e particular e universitários em visitações às ETAs e ETEs durante todo o ano,  sempre autorizadas nos períodos em que as unidades não estão em obras ou em adaptações necessárias para a segurança de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *