Outros

Águas do Paraíba conquista Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento 2021

 

Águas do Paraíba conquistou, no dia 15 de outubro, o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS 2021, Nível II – Ouro, na categoria “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental (AMEGSA)”. O resultado do prêmio, que é considerado o “Oscar” do saneamento, foi divulgado em uma transmissão on-line pela Comissão do Comitê Nacional da Qualidade (CNQA), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

 

A edição de 2021 contou com 33 empresas candidatas, entre operadores e unidades de apoio, na categoria AMEGSA, que é a principal do PNQS. A concessionária receberá o Troféu Quíron Ouro em dezembro, em um evento que reunirá as melhores empresas e profissionais do setor no Brasil.

 

“Comemoramos, de maneira muito especial, o reconhecimento de Águas do Paraíba com o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) em 2021. Este é o terceiro reconhecimento de nossa gestão com o PNQS. Neste ano, comemoramos uma vitória ainda maior, pois disputamos com empresas de saneamento de todo o país. Águas do Paraíba recebeu o troféu Quíron Ouro (Nível II), o que simboliza, destacadamente, o esforço e o comprometimento de todas as nossas equipes e profissionais, com dedicação e empenho, durante o ano inteiro, com vistas ao aperfeiçoamento contínuo e progressivo, em busca da excelência do nosso atendimento e prestação de serviços para a população de Campos dos Goytacazes”, explica o diretor de Águas do Paraíba, Juscelio Azevedo.

 

Na prática, as empresas interessadas em participar do prêmio realizam a inscrição e apresentam um relatório baseado em critérios de excelência que compõem o Modelo de Gestão em Excelência do Saneamento Ambiental (MEGSA). Após o envio e análise do Relatório da Gestão (RG), os examinadores visitam a empresa candidata para verificar as evidências das práticas de gestão da unidade. A premiação é obtida a partir da pontuação recebida pela empresa dentro do nível em que foi inscrita.

 

O PNQS, instituído em 1997 pela ABES, é a única premiação do mundo voltada à gestão no setor de saneamento ambiental. Ele se baseia nos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade e é uma iniciativa instituída para estimular a busca e a aplicação de boas práticas de gestão pelas organizações do mercado. Mais do que uma premiação, o PNQS busca reconhecer as organizações que se destacam e apresentam resultados competitivos de desempenho, captar e divulgar as boas práticas das empresas reconhecidas e promover eventos de capacitação gerencial.