Águas do Paraíba conquista a quinta certificação de qualidade ISO 9001

 

Imagem2Pela quinta vez consecutiva, a concessionária Águas do Paraíba conquistou a Certificação de Gestão de Qualidade ISO 9001. Criada pela International Organization for Standardization, em 1987, a ISO 9001 deriva da consolidação de diversas experiências internacionais em sistemas de gestão de qualidade. Atualizada periodicamente para se adaptar a necessidades e mudanças do mercado, a ISO 9001 encontra-se na versão 2015. Baseada no ciclo PDCA (sigla em inglês que significa planejar, fazer, checar e agir), essa versão estabelece uma série de requisitos sobre gestão da qualidade, podendo ser aplicada em empresas de serviços, produtos, entre outros, de forma a auxiliar na melhoria da eficiência e da satisfação do cliente.

Imagem1Águas do Paraíba recebeu a sua primeira certificação de Gestão de qualidade em 2005. Seus processos são recertificados a cada três anos, por meio de auditória externa, e são feitas auditorias anuais de manutenção, também realizadas por organismos externos. Certificada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, a concessionária vem conseguindo a certificação ISO de maneira ininterrupta, sendo aprovada para mais um ciclo de certificação conforme a decisão da 1787ª Reunião da Comissão Técnica da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, realizada em 23 de fevereiro de 2018.

Contemplando as áreas de Engenharia, Operações, Comercial, Administrativo e Controle e Gestão da Qualidade, a Certificação do sistema de Gestão da concessionária comprova a qualidade dos serviços prestados de acordo com padrões mundiais de gestão. Esta certificação conta com o envolvimento de todas áreas e atividades da empresa: captação, tratamento, distribuição e comercialização de água potável e coleta e tratamento de esgoto sanitário dentro do município de Campos dos Goytacazes.

TV INDOORA coordenadora de Qualidade da concessionária de Campos dos Goytacazes, Analice Manhães, explica que, para a que a recertificação ocorra, é necessária a participação ativa de todos os colaboradores da empresa.

“O resultado de toda essa integração é um sistema de gestão eficiente, promovendo a melhoria contínua dos processos e tudo isso para buscar a satisfação do cliente e dos públicos envolvidos, que são o foco da norma e da empresa”, destacou.

Esse envolvimento é diário e permanente em todos os setores da empresa com todas as partes interessadas que interagem com a concessionária: sociedade (cidadãos, comunidades carentes, alunos de escolas públicas e privadas e mídia), poder concedente, outras entidades ligadas ao poder público (INEA, CONAMA, PROCON…), acionistas, força de trabalho (colaboradores próprios ou terceirizados), provedores externos (fornecedores e prestadores de serviço) e meio ambiente.

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