Grupo Águas do Brasil conquista Prêmio PNQS 2018

O Grupo Águas do Brasil conquistou, no dia 25 de outubro, o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS 2018 na categoria “As Melhores em Gestão em Saneamento Ambiental (AMGESA)”. A concessionária Águas do Paraíba venceu no nível I – Bronze e Águas de Pará de Minasconquistou o nível B – Cobre. Alinhada ao Planejamento Estratégico 2018–2022, a iniciativa foi conduzida pela área de QSSMAS e pelas concessionárias vencedoras, e prevê a continuidade da implantação para as demais empresas do Grupo nos próximos anos.

O prêmio será entregue no dia 28 de novembro em um importante evento no Rio de Janeiro, o Rio Water Week, onde as principais empresas do setor estarãoreunidas.

Planejado e executado em cinco meses, o projeto PNQS 2018 foi gerenciado pela equipe de QSSMAS e contou com a participação das concessionárias Águas do Paraíba, Águas de Pará de Minas e de todas as áreas corporativas do Grupo, além do suporte da Consultoria EDX de Estratégia e Gestão. O projeto foi constituído considerando as seguintes etapas: Sensibilização das partes interessadas internas; Treinamento de gestão em classe mundial ministrado pela ABES e obrigatória para a participação do prêmio; Entrevistas com as áreas corporativas e das concessionárias; Workshop nas concessionárias sobre os critérios de excelência; desdobramento do Plano Estratégico 2018-2022; Elaboração, revisão, diagramação e entrega dos relatórios de gestão; Workshop de preparação das visitas juntos aos colaboradores das concessionárias; Visita dos examinadores.

O prêmio foi instituído em 1997 pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) para reconhecer as empresas do setor que se distinguem pela boa gestão dos serviços de saneamento. O PNQS se baseia nos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade e é uma iniciativa instituída para estimular a busca e a aplicação de boas práticas de gestão pelas organizações envolvidas com o setor de saneamento ambiental do país.

Mais do que a premiação, o PNQS busca reconhecer as organizações que se destacam e apresentam resultados competitivos de desempenho, captando e divulgando as boas práticas do Sistema de Gestão Integrada (SGI) pelas empresas reconhecidas, em seminários, cases finalistas, publicações de relatórios de gestão dos vencedores, e promovendo eventos de capacitação gerencial para essas organizações.

“A premiação é o reconhecimento da Associação Brasileira de Engenharia em Saneamento, atestando a excelência de nossos serviços, que só se tornou possívelcom o engajamento, conscientização e dedicação de todos os colaboradores e setores da empresa. E esse modelo de gestão é parâmetro e exemplo para todas as empresas de saneamento do país”, disse o superintendente de Águas do Paraíba, Juscélio Azevedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *