Águas de Nova Friburgo inaugura as obras da Adutora de Amparo com interligação ao Sistema Rio Grande de Cima

Águas de Nova Friburgo inaugurou, nesta quarta-feira (18/12), às 10h, as obras de extensão de rede da Adutora de Amparo, no campo do Amparo Futebol Clube.  Foram executadas mais de 8km de rede, interligando o distrito de Amparo ao principal sistema de abastecimento de água da cidade, o Rio Grande de Cima (RGC), responsável pela distribuição de água tratada para 60% da população urbana. Agora, o volume de água tratada distribuída será mais do que o dobro produzido pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Amparo, podendo chegar a 25 litros por segundo.

O superintendente da concessionária, João Henrique de Sá, disse ao prefeito, Renato Bravo, secretários, vereadores, representantes da Associação de Moradores de Amparo e demais autoridades, que a interligação da nova adutora com o sistema RGC vai resolver definitivamente os problemas de desabastecimento em períodos de seca.

“O manancial que abastece a ETA de Amparo não é permanente e, nos períodos de seca, tem a vazão muito reduzida.  Já o sistema RGC tem produtividade estável, mesmo em períodos de estiagem, pois a captação é feita no Rio Grande, que mantém o nível estável o ano inteiro”, explica o superintendente.

O prefeito Renato Bravo elogiou a administração dos serviços públicos de saneamento básico pela concessionária.

“Essas obras eram esperadas há anos pela comunidade do distrito de Amparo. Temos que reconhecer o esforço que a Águas de Nova Friburgo tem feito para executar as obras de saneamento básico necessárias para o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população”, frisou o prefeito.

As obras da Adutora foram iniciadas em 18 de fevereiro deste ano e, além da extensão de rede ao longo da RJ-150, Parada Folly e Chácara do Paraíso, também foi construído um reservatório com a capacidade de 100m³ e implantado um booster (propulsor) para melhoria do abastecimento no Loteamento Tiradentes.

“Foram investidos quase 4 milhões de reais, em parceria com o BNDES, para entregar a nova adutora. Até 2022, nós investiremos mais de 100 milhões de reais em obras de rede, modernização de ETAs e ETEs, e implantação de reservatórios no município. O objetivo da concessionária e do Grupo Águas do Brasil é oferecer serviços de excelência, respeitando o meio ambiente e a população do município”, finalizou João Henrique de Sá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *