Grupo Águas do Brasil participa da 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos

O Grupo Águas do Brasil participou, de 7 a 9 de maio, da 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), no Teatro Popular. O evento contou com a participação de mais de 3.300 pessoas de 200 cidades de todos os estados brasileiros. Entre eles, mais de 100 prefeitos, centenas de secretários municipais e 11 pré-candidatos à Presidência da República. O Grupo foi um dos patrocinadores do evento e recebeu os participantes em um estande, onde foram transmitidos vídeos institucionais e materiais informativos sobre todas as concessionárias.

A abertura do evento, que contou com seminários e debates, foi realizada na noite do dia 6, na Fortaleza de Santa Cruz, em Jurujuba. No dia 7, na abertura da Plenária de Prefeitos, Niterói foi citada pelo prefeito Rodrigo Neves como destaque na área de saneamento, estando em primeiro lugar do entre os municípios do Rio de Janeiro. O prefeito disse que há uma parceria bem-sucedida entre a prefeitura e a Águas de Niterói, que já distribui água para 100% da população e trabalha para universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto na cidade.

O prefeito passou a palavra para o presidente do conselho administrativo do Grupo Águas do Brasil, José Carlos Sussekind, que falou, entre outros assuntos, sobre o trabalho desenvolvido pela Águas de Niterói na cidade, que é um modelo de sucesso há quase 20 anos.

Sussekind também abordou os baixos investimentos no saneamento do Brasil por conta de alguns entraves, entre eles a baixa participação da iniciativa privada, que corresponde hoje a apenas 6% dos municípios brasileiros. Mesmo com pequena participação no mercado, a iniciativa privada contribuiu com 20%, em média, do total de investimentos realizados no saneamento, nos últimos anos (2014 a 2017). O presidente do conselho chamou a atenção dos prefeitos presentes para o fato de que, como a titularidade do serviço é municipal, eles podem unir forças junto aos governos estaduais, de forma que eles exerçam a verdadeira titularidade desses serviços.

Durante os dias de evento, os diretores do Grupo conversaram com prefeitos e secretários e apresentaram cases das empresas.

“Foi bastante interessante a nossa participação porque muitos municípios puderam ver um pouco o tamanho da empresa e a forma como a gente atua, mostrando alguns cases das concessionárias. Foi extremamente produtivo”, avaliou diretor de novos negócios do Grupo, João Luiz Queiroz.

No dia 8, terceiro dia de programação, foi realizado o “Diálogo com os Presidenciáveis” e contou com a presença de Rodrigo Maia, Geraldo Alckmin, Guilherme Afif, Manuela D’Ávila, Marina Silva, Álvaro Dias, Ciro Gomes, Aldo Rebelo, Guilherme Boulos, Paulo Rabelo e Henrique Meirelles.

A FNP tem como foco de atuação os 400 municípios com mais de 80 mil habitantes, o que representa 75% do PIB do país, 60% da população, e abrange todas as capitais brasileiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *