Niterói, Petrópolis e Campos seguem na liderança do ranking do Trata Brasil no estado

 

As cidades do estado do Rio de Janeiro que ocupam os três primeiros lugares no ranking 2020 do Instituto Trata Brasil têm concessões de saneamento operadas pelo Grupo Águas do Brasil. Niterói permanece na primeira colocação estadual entre as 100 maiores cidades brasileiras, seguida por Petrópolis e Campos dos Goytacazes.

 

A cidade de Niterói segue ocupando o primeiro lugar em saneamento no estado do Rio de Janeiro desde a primeira edição do ranking, em 2009. Quando Águas de Niterói assumiu os serviços de saneamento no município, em 1999, a água só chegava a 72% da população. Em apenas três anos à frente dos serviços, a concessionária passou a abastecer toda a população com o mesmo volume de água. Na parte de coleta e tratamento de esgoto, a cidade saltou de 35% para 94,81%. A cidade ganhou, em junho de 2019, a sua nona Estação de Tratamento de Esgoto: a ETE Sapê. Em setembro de 2019, foi concluída a obra de ampliação e modernização da ETE Camboinhas, e iniciada a implantação de infraestrutura do esgoto sanitário do Badu.

 

Águas do Imperador se mantém na segunda posição no ranking estadual. Os investimentos feitos pela concessionária nos últimos anos possibilitaram o abastecimento de 95% da população com água tratada e a coleta e tratamento de esgoto chegou a 87,47%. Com a construção de mais uma estação de tratamento de água e uma estação de tratamento de esgoto, Petrópolis vai se aproximar da universalização dos serviços de saneamento.

 

Campos dos Goytacazes está em terceiro lugar na classificação do ranking de 2020. Em 2018, a cidade passou a contar com mais uma Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Esplanada. Com a inauguração da oitava estação, a ETE Lagoa do Vigário, em fevereiro deste ano, Campos avança no cenário nacional de saneamento básico. A concessionária abastece mais de 98% da população e garante a coleta e tratamento de esgoto para 90%.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *