O município de Niterói subiu quatro posições e agora é a terceira cidade com o melhor saneamento básico do país. O dado foi divulgado pelo Instituto Trata Brasil, nesta terça-feira (15/07), que avalia o atendimento e tratamento de água e esgoto nos 100 municípios mais populosos do país. Niterói possui 100% da população atendida pelo serviço de abastecimento de água, 95,6% de cobertura no atendimento de esgoto e 100% de tratamento do esgoto coletado. Entre 2019 e 2023, a cidade recebeu cerca de R$ 197 milhões em investimentos em melhorias no setor.

No ano passado, Niterói havia ficado em sétimo lugar no ranking nacional e já aparecia como a melhor cidade do estado do Rio de Janeiro em saneamento básico. O município também vem mostrando evolução em relação a perdas na distribuição de água. O índice apresentou nova queda em relação ao estudo anterior, continuando bem abaixo da média nacional: em 2024, era de 25%, e agora chegou a menos de 20%. Isso significa que a cidade evitou a perda de 361 litros de água por ligação, diariamente.

O resultado alcançado é fruto, principalmente, do programa de combate a perdas desenvolvido pela concessionária Águas de Niterói, responsável pelo serviço na região. O Água de Valor busca aumentar a eficiência dos sistemas de distribuição de água, com o objetivo principal de reduzir as perdas de água, além de melhorar a medição e o controle para que se possa garantir as necessidades de abastecimento de água da população atual sem prejudicar a garantia desse direito às gerações futuras.

Como parte do programa, a empresa investe em ações como estudos de modelagem hidráulica; substituição de hidrômetros para manutenção da eficiência de medição do parque; substituição de redes obsoletas; fiscalização e regularização de ligações clandestinas; e pesquisa e conserto de vazamentos não visíveis, com auxílio de um sistema de inteligência artificial, o Fluid, desenvolvido por uma startup.

“O programa Água de Valor acontece em todas as concessionárias do Grupo Águas do Brasil e, assim, seguimos aprimorando os nossos processos e desenvolvendo novas soluções para chegarmos a índices de perdas cada vez menores. Nos últimos anos, fizemos muitos investimentos em tecnologia e automação com foco em eficiência e excelência operacional, o que nos permitiu uma melhoria considerável no sistema de abastecimento da cidade”, afirma Bernardo Gonçalves, diretor-executivo da Águas de Niterói.

Quando Águas de Niterói assumiu os serviços de saneamento básico no município, em 1999, a água só chegava a 72% da população. Em apenas três anos à frente dos serviços, a empresa passou a abastecer plenamente a população, levando água para toda a Região Oceânica, que antes era abastecida por poços e carros-pipa. Em 1999, cerca de 360 mil habitantes eram abastecidos com um volume de 1,8 m³ de água por segundo, oriundos do Rio Macacu. Hoje, a concessionária atende com água tratada cerca de 482 mil pessoas com os mesmos 1,8 m³ de água por segundo, contribuindo para a preservação dos mananciais e para a melhoria da qualidade de vida da população.